As definições e causas de avalanche, deslizamentos de terra e fluxo de lama

Por definição, uma avalanche (também conhecida como um alude) é uma queda rápida, intensa e violenta de grandes massas de neve que se encontram nos declives de montanhas. A palavra, de acordo com os dicionários etimológicos, apareceu pela primeira vez em francês no século XVII.

Avalanche em da antiga palavra francesa avaler, que significa “descer” ou “descer”. A segunda metade da palavra, -anche, é uma variação do sufixo francês comum -ance, do latim -antia. O sufixo transforma um verbo em um substantivo.

Com o tempo, a palavra ganhou o sentido de qualquer coisa que invade ou avança súbita e rapidamente sobre algo. O barulho e o caos provocados em vídeos de avalanches, deslizamentos de terra e fluxo de lama deixam clara a letalidade de todos os três tipos de eventos.

Os fluxos de lama são um tipo de deslizamento de terra, mas existem muitas diferenças sutis entre avalanches e deslizamentos de terra. Comum a todos os três é a atração inexorável da gravidade.

Definição de avalanche

avalanche

Uma avalanche é um movimento rápido e violento por uma encosta íngreme de montanha de uma grande massa de gelo e neve. As avalanches “espontâneas” são produzidas por um acúmulo excessivo de neve ou por uma mudança nas condições da neve acumulada.

Quando a grande massa em queda para, ela rapidamente se torna sólida, privando pessoas e animais presos sob a superfície dos detritos de ar e deixando-os com pouca chance de escapar. A asfixia trauma ou hipotermia. são as principais causas de mortes por avalanche. Globalmente, uma média de mais de 150 pessoas morrem a cada ano devido a avalanches.

Nas montanhas que possuem manto nevoso (termo italiano para o conjunto de várias camadas de neve que se acumulam durante o inverno) o risco de avalanches é baixo em encostas de montanhas com menos de 25° ou mais de 60° de inclinação.

avalanche

Cientificamente, o ângulo de repouso da neve é ​​de 38 a 70° no máximo. Entretanto o esquiador médio considera qualquer encosta acima de 35 graus como íngreme ideal para esquiar. É justamente a esta inclinação, entre 35 e 45 graus, (atingindo alto risco com 38 graus) que avalanches podem acontecer.

O Guinness World Records classificou a avalanche resultante da erupção vulcânica de 18 de maio de 1980 no Mount St. Helens (2.549 m) como a mais rápida já registrada, com detritos se movendo a 400 km/h (aviões comerciais variam entre 200 e 280 km/h). A média de velocidade das avalanches é de 300 km/h.

Na Europa, o risco de avalanche é amplamente classificado em uma escala que vai de 1 (baixo) a 5 (muito alto), que foi adotada em abril de 1993 para substituir esquemas nacionais não padronizados.

Embora a maioria das mortes por avalanches ocorra no inverno, elas também acontecem na primavera, quando as temperaturas aumentam. As avalanches podem ser iniciadas por terremotos ou pelo colapso da montanha coberta de gelo espesso e neve.

avalanche

Em geral as avalanches são causadas por características da própria neve. E, de acordo com um estudo de 2004 realizado por pesquisadores da Islândia e do Canadá publicado na revista científica Natural Hazards, esquiadores que se equivocam do melhor momento de esquiar fazem com a neve inadvertidamente inicie muitas avalanches.

Mas porque os esquiadores se equivocam? A resposta está na maior paixão dos esquiadores: neve powder (a neve recém-caída e ainda intocada). É considerada powder a neve ainda virgem, lisa e sem marcas de esqui ou prancha de snowboard. Mas não são somente esquiadores que provocam as avalanches. As várias causas de avalanches são:

  • A neve nova e pesada pode fazer com que uma placa de gelo e neve já sedimentada se solte e caia montanha abaixo. As avalanches são mais prováveis ​​de ocorrer nas 24 horas após uma forte nevasca.
  • A neve que foi parcialmente derretida pelo clima excepcionalmente quente pode se tornar instável.
  • A neve que aqueceu em um dia ensolarado pode ficar gelada quando as temperaturas caem abaixo de zero à noite. Se uma nova e espessa camada de neve cair sobre o gelo, toda a camada pode deslizar montanha abaixo.
  • A chuva que se transforma em gelo também não pode fornecer nada ao qual a próxima camada de neve possa se ligar de maneira confiável.
  • A neve muito molhada é por natureza lubrificada com água e pode deslizar facilmente.
  • A neve que foi soprada para cima ou sobre o pico de uma montanha pode criar uma massa instável que não é bem suportada pela neve que está mais baixa no gradiente.
  • As massas de neve que repousam no gelo que pendem das cornijas das montanhas são vulneráveis ​​ao colapso.

Definição de deslizamento de terra

avalanche

O termo deslizamento de terra engloba o termo fluxo de lama. A terra na forma de pedregulhos, rochas, terra, lama e vegetação desmorona com uma inclinação ou desliza ou cai.

Deslizamentos de terra podem progredir rapidamente como avalanches ou mover-se bem devagar. Nem todos os deslizamentos de terra envolvem água e nem sempre se movem através de canais na terra.

Os deslizamentos de terra exigem água (a lama é, por definição, mistura pastosa de terra, argila e água) e geralmente se movem por algum tipo de canal como um leito de rio ou um vale. O fluxo de lama é o tipo mais rápido e fluido de deslizamentos de terra.

Assim como as avalanches, os deslizamentos de terra e fluxo de lama podem ser desencadeados por eventos geológicos, como vulcões e terremotos. Mas os mais comuns, sobretudo em áreas com desmatamento acentuado ou urbanização não planejada, são por enchentes e chuvas fortes que acontecem após secas e estiagens prolongadas.

Assim como na avalanche, há vários fatores na influência de deslizamentos: tipo de solo, inclinação da encosta e água de embebição (água absorvida pelo solo). Diferentemente da avalanche, que quando chove a neve enrijece, no deslizamento de terra a chuva ‘amolece’ o solo.

As causas de deslizamentos de terra e fluxo de lama são:

  • As mudanças climáticas (ou seja, o aquecimento global) podem desestabilizar as encostas das montanhas e contribuir para deslizamentos de terra. A percepção desse tipo de consequência são resultado de diversos estudos científicos.
  • O desmatamento contribui para deslizamentos de terra quando não há raízes para manter o solo da encosta no lugar.
  • Os incêndios e queimadas tornam encostas mais suscetíveis a deslizamentos de terra, pois além de eliminar as árvores, também assa o solo transformando-o em uma crosta dura que repele a água.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.