Nano Puff versus ThermoBall: Qual a melhor jaqueta?

Duas das marcas de roupas outdoor mais populares do mundo são Patagonia e The North Face. Sem dúvida, há outras que concorrem no mesmo nicho, como Columbia, Marmot, Arc’teryx, Mountain Gear, Cotopaxi, Halti, Helly Hansen, Fjällräven, Haglöfs, entre outras.

Qual seria então o segredo para que estas duas marcas estejam disputando popularidade na comunidade otudoor. O primeiro, evidentemente, é o marketing. Cada uma escolhe a melhor estratégia para seduzir o público-alvo, uma apela mais para a sustentabilidade e durabilidade dos produtos (Patagonia), outra apela para patrocinar atletas e fazer propaganda intensamente (The North Face).

O segundo grande segredo, que poucos falam, é o investimento pesado em inovação e qualidade de seus produtos. Se comparar com seus concorrentes, é possível ver que ambas têm uma grande quantidade de tecnologias e inovações sendo lançadas constantemente.

As marcas desenvolveram diversos tipos de tecnologias próprias, que melhoram consideravelmente o rendimento de suas peças de roupa. Fosse necessário enumerar as que silenciosamente revolucionaram o mercado de jaquetas de inverno, foram as tecnologias Nano Puff e ThermoBall.

As duas se referem a uma fibra sintética que possui rendimento praticamente igual às plumas de ganso (e outras fibras de origem animal) com uma grande vantagem: mesmo molhadas, continuam a preservar o calor de quem usa a jaqueta. Sim, uma jaqueta mesmo encharcada consegue conservar o calor.

Nano Puff

Lançado em 2009, o Nano Puff é o forramento de jaquetas desenvolvido pela marca Patagonia. Na verdade, a marca já tinha desenvolvido um forramento sintético com propriedades de compressão e resistência à água batizada de micro puff. Portanto, para que fique claro, o Nano Puff é uma evolução natural do já existente Micro Puff.

O acolchoado tipo parede de tijolos é um detalhe de design que contribui para a aparência única dessa jaqueta, além de ser um detalhe de desempenho que ajuda a distribuir uniformemente e manter o preenchimento isolante no lugar.

Nano Puff é uma jaqueta de comprimento regular, adequada para o início do inverno e durante as mudanças sazonais entre o outono-inverno e o inverno-primavera, pois o clima é mais ameno e as temperaturas um pouco mais quentes.

O forro usa o PrimaLoft Gold Eco, um forramento muito leve e altamente compressível. Como atrativo, a marca Patagonia, conhecida por seu engajamento ecológico, fez com que o forramento fosse oriundo de 55% de conteúdo reciclado pós-consumidor.

O PrimaLoft Gold é extremamente eficiente termicamente e mantém o calor, mesmo quando molhado (mantém aproximadamente 98% do calor quando molhado). Este isolamento é também repelente à água e combinado à mão com a parte externa resistente à água.

A Patagonia trabalha com a bluesign, uma empresa suíça especializada na produção de materiais seguros para o meio ambiente, trabalhadores e clientes, desde 2000. O Nano Puff é uma jaqueta aprovada pela bluesign, o que significa um esforço extra para garantir que essa jaqueta isolada seja usada e criada de maneira a economizar recursos e causar o menor impacto ao meio ambiente durante o processo de fabricação.

Além disso, todas as indumentárias são revestidas com poliéster 100% reciclado. O resultado é uma jaqueta extremamente leve, mas que é impressionantemente quente. Assim, em vez de necessitar usar uma grossa jaqueta de plumas, o usuário pode optar obter o mesmo rendimento em uma Nano Puff.

A leveza da jaqueta permite que escaladores, montanhistas e trail runners possam utilizar a peça de roupa e estarem o mais leve possível, sem comprometer o conforto nem a sua performance.

ThermoBall

O ThermoBall foi o esforço da The North Face para criar seu próprio Nano Puff. Certamente existem algumas semelhanças, mas isso poderia ser dito sobre qualquer número de jaquetas desse tipo. Independentemente da lealdade do cliente (pois a Patagonia possui fãs e não somente clientes), é óbvio que a jaqueta ThermoBall ainda é uma excelente opção.

Em termos práticos, o Thermoball é uma fibra sintética que imita as propriedades das plumas e que elimina em grande parte alguns defeitos. A principal característica vantagem desta fibra em relação às plumas está sua performance quando molhada (principal debilidade das plumas).

O forramento é uma tecnologia própria da empresa, sendo lançada no mercado em 2014. Quatro anos mais tarde a empresa anunciou que a tecnologia era desenvolvida de material reciclado.

A diferença do Thermoball em relação à fibra sintética tradicional (feita de um filamento contínuo entrelaçado), é que ele é formado por bolas que imitam a pluma, formando “aglomerados” soltos, mas agrupados.

Da mesma maneira que as plumas. Assim a capacidade de calor deste material é obtida por meio de bolhas de ar quente criadas entre estes flocos. Por conta desta “imitação” podemos afirmar que o Thermoball é uma “pluma sintética”. Em testes de laboratório o resultado do isolamento ThermoBall é equivalente a uma jaqueta de pluma de ganso 600 fill power.

O tecido e o revestimento Thermoball são aprovados pelo bluesign e fabricados em tecido de nylon. As vantagens desta jaqueta sendo aprovada pelo bluesign são as mesmas do Nano Puff.

Nano Puff versus ThermoBall

Imediatamente você notará as semelhanças entre o Nano Puff e o ThermoBall são o isolamento e os materiais utilizados. A jaqueta da marca The North Face usa seu próprio isolamento ThermoBall, mas também a tecnologia da PrimaLoft. Isso significa que esta jaqueta é feita com uma opção de tecido sintético que é particularmente eficiente em manter o calor, mesmo em condições de chuva ou chuva.

Ao comparar todos os aspectos de design, calor e valor, o Nano Puff sai grande vantagem. Embora o ThermoBall seja um pouco mais quente, a quantidade de diferença de calor não é muito perceptível por uma pessoa comum.

Conversando com clientes, as respostas foram taxativas: ambas as jaquetas têm um ajuste regular, mas o Nano Puff parece se encaixar melhor. Esta percepção é baseada na preferência pessoal de cada pessoa, portanto não serve de parâmetro para critério de compra.

As duas são resistentes à água, mas é melhor usá-los em condições secas. As jaquetas possuírem qualidades de aquecimento quando molhadas deve ser encarada como um recurso de emergência. Portanto com as duas jaquetas, se preocupe em usar por cima uma jaqueta de chuva. A principal vantagem de ambas, como descrito acima é que elas são tão pequenas quando compactadas, que não é um problema levar uma capa de chuva na mochila.

Quanto à resistência ao vento, o Nano Puff é a melhor opção, pois é muito mais apto a suportar ventos fortes. Quando se trata de qualidade, não há muito o que comparar, pois ambas as jaquetas são muito bem feitas, no entanto, por uma margem muito pequena, o consenso geral é que a Nano Puff é melhor construída e também tem melhor durabilidade que o ThermoBall.

O preço dessas marcas, e mesmo dessas jaquetas, é bastante alto. Nem a Patagonia, nem a The North Face são muito acessíveis quando se trata de roupas mais técnicas e de inverno. No geral, as roupas da Patagonia tendem a serem mais caras, pois a marca sempre produz peças de alto desempenho. Além disso, a marca procura ter um engajamento com a comunidade que é o grande diferencial da empresa.

Por outro lado, as peças mais casuais e focadas na moda da The North Face são mais baratas, apesar da marca não investir muito no seu relacionamento com o público-alvo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.