Prós e contras do uso de cera para impermeabilizar equipamentos outdoor

Toda e qualquer indumentária técnica, utilizada em esportes outdoor, necessita de que seja no mínimo resistente à água. Este tipo de exigência fez com que diversos produtos, em sua grande maioria a base de polímeros, fossem desenvolvidos e aprimorados ao longo do tempo. Tecnologias como GoreTex, entre outras, são exemplos cristalinos.

Por outro lado, cada vez mais é crescente a preocupação do público em geral com o uso de plástico e materiais químicos nas roupas para atividades outdoor. Existe uma preocupação crescente com o impacto ambiental dos impermeabilizantes têxteis e tecidos à base de polímeros, pois estes quando descartados torna-se o grande problema do mundo hoje: plásticos.

A poluição por plásticos passou a dominar a preocupação do público com o meio ambiente e tem sido explorada politicamente. A aversão da população ao plástico pode encorajar o uso de materiais alternativos que têm efeitos potencialmente menos nocivos.

Impermeáveis e a cera

Conforme contado em um arquivo que conta a história das jaquetas de chuva aqui na Revista Blog de Escalada, durante muito tempo o material predominante era o algodão e fibras vegetais, como o cânhamo. Cada vez que este material molhava, absorvia totalmente a água e ficava pesado.

Fabricar tecidos respiráveis e impermeáveis, de maneira sustentável e econômica, sempre foi um desafio difícil para os fabricantes de roupa. Uma alternativa que era muito usada até meados do século XX era a de utilizar cera para impermeabilizar tecidos de algodão.

Um produto muito popular foi a finlandesa Fjällräven que desenvolveu: Greenland Wax (mistura especial de cera de abelha e parafina). Na própria Finlândia neste século XXI pesquisadores desenvolveram um novo impermeabilizante que tem como base uma matéria-prima natural tipicamente brasileira: a cera de carnaúba.

Os resultados da iniciativa da equipe, que trabalha na Universidade de Aalto, foram publicados pelo site Science Daily.

O método de conferir propriedades hidrofóbicas a materiais usando cera é usado há muitos séculos, apesar de sua primitividade, é ainda muito prática devido à sua simplicidade e alta eficiência. Em essência, a técnica é a aplicação de gordura natural, ou artificial, às fibras, o que as torna hidrofóbicas por um certo tempo.

No mercado agora você pode encontrar muitas ceras diferentes, que podem incluir cera animal ou vegetal pura, parafina, ceresina, estearina, silicone ou suas misturas. Neste caso, os próprios produtos podem ser em forma de barras, por exemplo, Greenland Wax da Fjällräven, cremosos, como Wax Thornproof Dressing da Barbour e Waterproof Wax da Gold Label. Produtos estes que são diluídos e aplicados em spray.

Quais os materiais adequados para encerar

É importante ter em mente que nem todos os tecidos podem ser encerados. Materiais que contêm fibras de algodão, viscose e linho, bem como mesclas com polycotton (onde o algodão é complementado com fibras de nylon e poliéster) são adequados para enceramento. O polycotton é um tecido composto de fios sintéticos e naturais, sendo que sua proporção mais cara é 65% algodão e 35% sintético.

Para se aplicar a cera em tecidos mistos, a quantidade de algodão deve ser de no mínimo 35%. Caso contrário, o enceramento não será um método eficaz de proteção contra a umidade.

Materiais feitos inteiramente de sintéticos como 100% poliéster ou 95% poliéster e 5% elastano, etc., não são adequados para impermeabilização com cera. A fibra de poliamida e poliéster tem uma estrutura sólida e não absorve nem a umidade, nem a cera quando aplicada.

Ao aplicar em um tecido sintético, a mistura de cera praticamente não é absorvida e fica na superfície do material como uma crosta pouco atraente. Assim o equipamento não fica impermeável e apenas aumenta seu peso e rigidez. Além disso, a aplicação de cera em tecidos sintéticos também reduz o nível de permeabilidade ao vapor, dando a sensação de sufocamento.

Tipos de ceras

No mercado existem muitos produtos, tanto com cera pura, principalmente cera de abelha, quanto como uma mistura de cera e parafina, geralmente na proporção de 20/80. Por exemplo, na mesma Cera de Fjällräven, existe 65% de parafina e 35% de cera de abelha.

A adição de parafina é para reduzir o custo do produto acabado, bem como aumentar sua fluidez e permeabilidade da fibra.

Métodos de aplicação

A cera pode ser aplicada por vários métodos. A variedade na metodologia depende muito do estado da cera e do próprio material. Ao mesmo tempo, existem apenas duas formas principais de aplicação de cera:

  1. A cera é derretida até o estado líquido em banho-maria e então aplicada ao material com uma esponja ou pincel. O excesso de cera é removido com um pano. Este método permite que o material seja impregnado de forma mais completa e relativamente rápida.
  2. A cera, estando na forma de uma barra é esfregada diretamente no tecido. Após a aplicação é derretida, por exemplo, com um secador de cabelo, ferro de passar ou qualquer outra fonte de calor. Neste métodoa aplicação é menos uniforme e provoca maior desgaste da superfície do tecido.

Prós e contras da cera

A principal vantagem de usar cera para impermeabilizar em relação a outros métodos é sua disponibilidade e custo relativamente baixo. Além disso, também podemos notar positivamente a facilidade de aplicação, inclusive em campo.

A possibilidade de aplicação pontual em algum lugar, por exemplo, apenas na frante ou nas mangas. Em princípio, é aqui que terminam todas as principais vantagens do enceramento. A cera é considerados ecologicamente corretos, pois até mesmo a parafina é considerada uma matéria-prima ecológica.

Uma das desvantagens da cera é a sua pouca resistência à abrasão, pois evapora sob os raios solares intensos e não resiste à lavagem em água quente 40ºC. Mesmo lavada em água fria, é necessária uma manutenção. O tecido tratado com cera torna-se mais duro, menos agradável ao toque e tem menor permeabilidade ao vapor.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.