Um capacete é um objeto que tem o objetivo de proteger a cabeça do usuário de impactos externos. Os capacetes estão presentes por toda a história de nossa civilização. Documentado desde a pré-história possui imensa variedade de formas e tamanhos em diversas culturas.
Talvez seja um dos equipamentos mais polêmicos e negligenciados do esporte de escalada em todo o mundo, e muito se discute da necessidade real de se usar um capacete. Um praticante prudente sempre faz uso do capacete.
Para que serve o capacete de escalada
O uso do capacete se justifica para que haja uma proteção da cabeça de pedras, equipamentos de escalada e outros objetos que eventualmente possam cair. O capacete também protege a parte posterior da cabeça no caso de quedas do escalador que estiver guiando.
Os capacetes modernos de escalada são leves e resistentes, além de possuírem design anatômico favorecendo a movimentação de escaladores. Os modelos mais confiáveis para o uso DEVEM ser certificados pelo UIAA/CEN, que atestam que foi construído com padrões mínimos de segurança e qualidade.
A grosso modo o capacete de escalada é para o momento de “zebra gigantesca” e fatalidades, como pedras caindo, agarras que quebram, quedas inesperadas e outros eventos que não acontecem todo o tempo, mas caso aconteçam a possibilidade de desastre é grande.
Tipos de Capacetes de escalada
Existem vários modelos de capacetes de escalada no mercado, mas o primordial é que o modelo deva ter a seguintes propriedades
- Leveza
- Conforto
- Ventilação
- Ajuste de tamanho de Cabeça
- Certificado UIAA
- Alça de fixação no queixo
Capacetes utilizados para outros esportes como skate, bicicleta, futebol americano e outros não são recomendados para o uso na escalada, e na verdade devem ser inclusive evitados por quem tiver amor à vida. Em especial, o capacete utilizado para Skate à primeira vista parece ser resistente como o de escalada, mas não possui a mesma resistência nem é certificado pelo UIAA/CEN.
Os modelos de capacete atuais são construídos em um sistema semelhante aos de construção civil, possuindo um sistema de suspensão que separa a cabeça do resto.
Uso do Capacete
Para as práticas de escalada em alta montanha, escalada tradicional e escalada esportiva o uso de capacete é obrigatório na medida que o escalador seja maduro e responsável.
Quem não tem preocupação com segurança usualmente desfila sem capacete pelos lugares de escalada, usando a frase de que “não precisa” ou “não tem perigo”. O Capacete deve ser utilizado como na figura acima, não como um enfeite de cabeça (como na figura marcada com um “X”)
Para a prática de psicobloc e boulder o uso de capacete é dispensável e desnecessário.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
[…] uso de capacetes é uma discussão quase infinita dentro os escaladores. Basta uma visita aos principais locais de […]
[…] capacetes costumam ser considerados equipamentos militares, mas também são usados por bombeiros, […]