Capacetes: Vídeo mostra a importância de equipamento ignorado por muitos escaladores

O uso de capacetes é uma discussão quase infinita dentro os escaladores. Basta uma visita aos principais locais de escalada pelo Brasil e mundo para verificar que uma pequena parcela ainda os usa.

Na semana passada foi publicado um vídeo, que viralizou e hoje tem mais de um milhão de reproduções, no qual um escalador escapa de um acidente por usar um capacete. Nele fica explícito que acidentes acontece com qualquer um. Qualquer um mesmo.

Acidentes e negacionistas

capacete

capacete

Para quem ainda faz parte do time de negacionistas existentes no Brasil, o MontanhaCast tem como campeão de audiência um podcast que discute exatamente isso: Acidentes na escalada e no montanhismo. Nele é discutido os motivos que fazem com que constantemente escaladores e montanhistas insistem em ignorar os protocolos de segurança e pensarem que acidentes só acontece com os outros.

Negacionismo é a escolha do indivíduo de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável. Negar a importância do uso do capacete, ou de que todos estão sujeitos a acidentes, é a forma mais pura (e irresponsável) que um montanhista exerce o negacionismo.

Portanto, insista no uso do capacete, pois a rejeição de conceitos básicos, incontestáveis e apoiados por consenso científico em favor de ideias tanto radicais quanto controversas de mostra uma acentuada falta de inteligência.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.