Saiba como são feitas as sapatilhas de escalada

Todo escalador, não importando a modalidade, possui uma, ou várias sapatilhas de escalada.

Mas como é o processo de construção de sapatilhas de escalada?

Para mostrar como são feitas as sapatilhas de escalada, consideradas as melhores do mundo, a marca La Sportiva divulgou esta semana um vídeo mostrando passo a passo o processo.

No vídeo é possível saber, portanto, porque o preço de cada exemplar é um pouco elevado, devido ao processo ser quase artesanal, e o senso de excelência apurado.

Em termos gerais as sapatilhas de escalada são feitas combinando couro (natural ou sintético) e nylon, um tipo de palmilha bem fina e borracha cozida.

A forma, sendo assimétricas , simétricas ou regulares, mudam de acordo com a escolha do designer.

Assim como pneus de carros de corrida são mudados de acordo com o clima, percurso e situações, o mesmo se aplica à sapatilhas de escalada, e , portanto, fica por conta das habilidades do designer e do processo construtivo.

sapatilhas-escalada-2

Conhecida pelo excelência que possui todos os seus produtos, é fácil concluir que o calçado de montanha da marca La Sportiva é, sem dúvida, fruto do design.

Acompanhando o design de equipamentos outdoor diariamente, fica nítido que o conflito entre a alta tecnologia e o artesanato que caracterizará os calçados de montanha do século XXI, e é na mistura destes que acontecem o inusitado, e surgem os modelos de vanguarda.

Pelo vídeo apresentado concluímos que em todos os modelos imperam a dinâmica industrial baseada na mistura de moda, marketing, alta tecnologia, design e mão de obra artesanal.

Seguramente em futuro bem próximo poderemos encontrar um modelo da marca La Sportiva exato para cada pé e personalidade, e se não o encontrarmos poderemos solicitá-lo e ele será fabricado de maneira personalizada.

Histórico da Marca

A marca La Sportiva foi fundada em 1928 pelo italiano Narciso Delladio, quando trabalhava como sapateiro fazendo botas (de couro e madeira) e tamancos para fazendeiros e lenhadores da região das Dolomitas, mais precisamente no vale de Fassa e Fiemme.

As Dolomitas formam uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália, na qual estão as províncias de Belluno, Bolzano, Trento, Údine e Pordenone.

Na Segunda Guerra Mundial, ajudou soldados italianos fornecendo botas de montanhismo.

historia_la_sportiva

Foto rara de Narciso Delladio | Foto: http://www.lasportiva.com

No ano de 1950, quando seu filho Francesco Delladio começou a trabalhar com Narciso,  iniciou a produção de botas para ski, quando introduziu o nome da marca “La Sportiva” (A esportiva em tradução livre).

Com o sucesso da empresa, devido à qualidade dos calçados, os filhos Lorenzo, Luciano e Marco se juntaram a Narciso Delladio.

A partir dos anos 80, a empresa decidiu investir mais intensamente em calçados para escalada, pois vislumbraram uma explosão do esporte no mundo.

Atualmente a marca é considerada das mais importantes empresas de calçados para montanhismo, escalada e ski,

historia_la_sportiva-3

Vista da Fábrica da La Sportiva | Foto: http://blog.parconazionale5terre.it/

Hoje a empresa funciona em Ziano di Fiemme, cidade a 40 km de Trento, aos pés das Dolomitas.

Uma curiosidade: A marca quase se fundiu com a gigante do mercado outdoor The North Face no ano 2000, mas as negociações não evoluíram por conta de várias mudanças no tratado.

sapatilhas-escalada-1

sapatilhas-escalada-3

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.