Todo escalador, não importando a modalidade, possui uma, ou várias sapatilhas de escalada.
Mas como é o processo de construção de sapatilhas de escalada?
Para mostrar como são feitas as sapatilhas de escalada, consideradas as melhores do mundo, a marca La Sportiva divulgou esta semana um vídeo mostrando passo a passo o processo.
No vídeo é possível saber, portanto, porque o preço de cada exemplar é um pouco elevado, devido ao processo ser quase artesanal, e o senso de excelência apurado.
Em termos gerais as sapatilhas de escalada são feitas combinando couro (natural ou sintético) e nylon, um tipo de palmilha bem fina e borracha cozida.
A forma, sendo assimétricas , simétricas ou regulares, mudam de acordo com a escolha do designer.
Assim como pneus de carros de corrida são mudados de acordo com o clima, percurso e situações, o mesmo se aplica à sapatilhas de escalada, e , portanto, fica por conta das habilidades do designer e do processo construtivo.
Conhecida pelo excelência que possui todos os seus produtos, é fácil concluir que o calçado de montanha da marca La Sportiva é, sem dúvida, fruto do design.
Acompanhando o design de equipamentos outdoor diariamente, fica nítido que o conflito entre a alta tecnologia e o artesanato que caracterizará os calçados de montanha do século XXI, e é na mistura destes que acontecem o inusitado, e surgem os modelos de vanguarda.
Pelo vídeo apresentado concluímos que em todos os modelos imperam a dinâmica industrial baseada na mistura de moda, marketing, alta tecnologia, design e mão de obra artesanal.
Seguramente em futuro bem próximo poderemos encontrar um modelo da marca La Sportiva exato para cada pé e personalidade, e se não o encontrarmos poderemos solicitá-lo e ele será fabricado de maneira personalizada.
Histórico da Marca
A marca La Sportiva foi fundada em 1928 pelo italiano Narciso Delladio, quando trabalhava como sapateiro fazendo botas (de couro e madeira) e tamancos para fazendeiros e lenhadores da região das Dolomitas, mais precisamente no vale de Fassa e Fiemme.
As Dolomitas formam uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália, na qual estão as províncias de Belluno, Bolzano, Trento, Údine e Pordenone.
Na Segunda Guerra Mundial, ajudou soldados italianos fornecendo botas de montanhismo.
No ano de 1950, quando seu filho Francesco Delladio começou a trabalhar com Narciso, iniciou a produção de botas para ski, quando introduziu o nome da marca “La Sportiva” (A esportiva em tradução livre).
Com o sucesso da empresa, devido à qualidade dos calçados, os filhos Lorenzo, Luciano e Marco se juntaram a Narciso Delladio.
A partir dos anos 80, a empresa decidiu investir mais intensamente em calçados para escalada, pois vislumbraram uma explosão do esporte no mundo.
Atualmente a marca é considerada das mais importantes empresas de calçados para montanhismo, escalada e ski,
Hoje a empresa funciona em Ziano di Fiemme, cidade a 40 km de Trento, aos pés das Dolomitas.
Uma curiosidade: A marca quase se fundiu com a gigante do mercado outdoor The North Face no ano 2000, mas as negociações não evoluíram por conta de várias mudanças no tratado.

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.