Livro da Semana: “Os Conquistadores do Inútil” – Lionel Terray

Dentro de cada nicho, qualquer que seja ele, existem uma obras literárias (hoje consumida preferencialmente em e-books) que alcançam o status de cult. Para quem é mochileiro, ou pretende ser, seria o livro “Na Estrada”, assim como “Mochileiro das Galáxias” para o público de literatura nerd, e assim por diante.

O autor, considerado dos grandes nomes da história de seu esporte e que morreu prematuramente no auge da sua forma física, é citado apaixonadamente por montanhistas mais apaixonados pela história do esporte.

A produção “Les étoiles de midi” é considerada das mais relevantes para o montanhismo até hoje, e permanece obrigatório a todo e qualquer produtor de filmes outdoor.

Autor de muitas ascensões inéditas à época, e que mesmo atualmente exige técnica e força, Terray em seu livro procura unir detalhamento técnico e descrição de seu pensamento no momento de suas escaladas.

“Os Conquistadores do Inútil” é um livro autobiográfico e detalha pontos sobre a vida do escalador desde sua infância, em uma típica família burguesa, na qual ele mesmo desafiava para ir escalar e caminhar nas montanhas. Passagens que descrevem sua passagem pela seleção francesa de ski quando tornou-se a primeira pessoa a esquiar a vertente norte do Mont Blanc, o que causou furor à época.

conquistadores-do-inutil-1Por possuir uma personalidade forte, e opiniões definidas a respeito de vários assuntos, Terray descreve em seu livro pensamentos sobre o alpinismo e a natureza que até hoje são utilizados em discussões teóricas sobre o esporte, e norteiam códigos de ética na montanha.

Lendo a descrição do que foi realizado à época é fácil concluir que Lionel Terray foi, ao mesmo tempo, um escalador à frente de seu tempo e pioneiro em vários aspectos do montanhismo.

Sua escalada à Face Norte do Eiger (montanha de 3.970 m na Suíça) e Cassin no Piz Badile (montanha de 3.308 m na fronteira Itália e Suíça) até hoje é lendária e deixou os praticantes estupefatos, principalmente pela rapidez com que foram escalados.

Em “Os Conquistadores do Inútil” há ainda uma passagem que é praticamente obrigatória a todo e qualquer praticante de escalada em alta montanha do mundo: A ascensão ao Annapurna (montanha de 8.091 m no Nepal), junto de Maurice Herzog.

Esta foi a primeira escanção da história em uma montanha acima de 8.000 em 1950.

O livro “Os Conquistadores do Inútil” é, portanto, um verdadeiro clássico, além de cult, e consta em qualquer lista de literatura obrigatória de todo e qualquer montanhista.

Ficha Técnica

  • Título: Os Conquistadores do Inútil
  • Autor: Lionel Terray
  • Edição:
  • Ano: 1977 (Edição Brasileira)
  • Número de páginas: 195
  • Editora: Editora Verbo

There are 6 comments

  1. Peter

    Há alguns anos eu peguei este livro na Biblioteca Pública lá do bairro do Jabaquara em Sampa, ainda deve ter. É a Biblioteca Paulo Planet Buarque acho, perto da estação de metro… aliás tinha vários livros de “aventuras” reais por lá. De navegação, montanhismo, pesca, caça, etc.

      1. Luciano Fernandes

        Oi Micael

        A livraria Cultura , em São Paulo, faz uma procura por exemplares raros, e por livros existentes mas não no mercado nacional.

        Há também a opção de utilizar a Amazon, tanto nos EUA como na Europa. Há cópias em PDF do “Conquistadores do Inútil” na internet.

        O que recomendo também é que escreva à editora, assim como peça para que as pessoas que conheça faça o mesmo. Desta maneira seguramente irá sensibilizar alguma pessoa lá para uma nova edição do livro.

        Abs

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.