Saiba onde ressolar sapatilha de escalada – Lista completa de ressoladores do Brasil

Sapatilha de escalada é sem dúvida o principal equipamento de todo escalador. Após uso intenso, ocorre desgaste natural da ponta e solado. Pessoas que não têm problema com dinheiro, optam por comprar um novo par a cada desgaste de seu par de sapatilhas de escalada. Porém grande parcela da comunidade mundial de escaladores não opta por isso, pois o preço de um calçado de montanha (seja de escalada ou de montanhismo) não é barato.resole3[1]

A opção mais em conta, adotado por muitos, é procurar uma pessoa que faça a ressola da borracha da sapatilha. Dependendo do ressolador a sapatilha fica com o mesmo estado que uma nova. Há também o reverso com profissionais que decepcionam no resultado final.

Portanto é necessário pesquisar quem são os escaladores, quais tipos de trabalhos realizaram e se tiveram ou não treinamento adequado.

Há ressoladores que são treinados pelas próprias marcas de sapatilhas. No Brasil não existem muitos ressoladores em número proporcional ao tamanho do mercado existente de ressolas de sapatilhas de escalada. Entretanto a maioria dos profissionais de ressolas de sapatilhas que exercem a atividade no Brasil possuem seus resultados bastante elogiosos.

Infelizmente no Brasil há aventureiros que anunciam realizar o serviço de ressolas de sapatilha sem nunca ter feito um curso, nem ter acesso aos equipamentos básicos, improvisando e transformando sapatilhas de escalada em peças inutilizadas. Cabe a cada pessoa que utilizar um serviço de um amador reclamar e denunciá-lo para toda a comunidade.

ressolar

Um dos grandes diferenciais que existem em profissionais deste tipo é o reconhecimento das marcas. Este reconhecimento vem por meio da certificação de profissionais de ressola de sapatilhas. Estes profissionais receberam treinamento específico das próprias marcas e adquiriram a habilidade de deixar o calçado com a mesma qualidade da que é vendida direta da fábrica. Aquele que procura uma ressola certificada valoriza não somente a marca como o dinheiro investido no equipamento.

Importante frisar que para ser bom ressolador, além das habilidades de sapateiro, também é necessário saber diferenciar o que é uma boa e uma má ressola. Não necessariamente tempo de serviço resulta em qualidade de serviço de ressolas de sapatilha. Também é extremamente recomendável que se informe com o ressolador sobre preço, envio e quais restrições.

É considerado boas práticas de alguém que valoriza suas sapatilhas de escalada, procurar um profissional que faça um bom serviço. Entregar o calçado a alguém somente porque está perto da sua casa, é fazer uma escolha ruim e arriscar a perder a sapatilha de escalada. Lembre-se: uma vez que alguém amador ou aventureiro estragar sua sapatilha de escalada, a única solução é comprar uma nova, o que pode significar muito mais dinheiro que despesas de correio.

A lista abaixo é atualizada constantemente, à medida que a própria empresa entre em contato com a redação da Revista Blog de Escalada. Somente o contato do prestador do serviço de ressolas de sapatilha é que inclui seu nome na lista. Portanto indicações de terceiros não são considerados, assim como propagandas em listas de whatsapp.

Caso o nome não conste, é porque o prestador não entrou em contato.

À medida que leitores informem que o serviço não é mais prestado, após investigação da informação o nome é retirado. Por ser a Revista Blog de Escalada o veículo de montanhismo mais lido e visitado da América Latina, este é mais um serviço prestado à comunidade (compare o alcance de veículos acessando este link)

Onde ressolar sapatilha de escalada no Brasil

  • Igor Vilar (Ressolas Rio) | Rio de Janeiro RJ – whatsapp (21) 96985-9865 [email protected]
  • Pardal Ressolas | São Bento do Sapucaí SP – whatsapp (12) 99742-7114 [email protected] (oficial La Sportiva Brasil)
  • Ressolas Mum-hha Climb | Belo Horizonte MG – whatsapp (31) 99504-6274 – [email protected]
  • SOS Sapatilhas | São Bento do Sapucaí SP – [email protected] (oficial FiveTen Brasil)
  • Tico Ressola | Bragança Paulista SP – (11) 99955-9069

Ressola de botas

There are 22 comments

  1. Mariana

    Já estou na minha 4 sapatilha ressolada pelo Ressolas Mum-hha Clim BH e ficaram todas impecáveis, o acabamento então nem se fala, um capricho. Ele ressola praticamente todos os modelos e ainda arruma outros detalhes dentro do possível. Já mandei snake, scarpa, la esportiva… Ele tem uma grande variedade de borrachas também, das gringas até as nacionais.

    1. Rodrigo

      E-mail do Bele nao funciona. Conheço um cara que mandou uma sapata pra ele e ele nunca ligou de volta pra confimar… o Pardal ja me indicaram dizendo ser muito bom. eu mesmo vi uma snake que ele ressolou que bate muita sapata gringa. vou tentar mandar minha 5.10 pra ele.

  2. Ivan

    Luciano… obrigado pela atenção… comentei isso pelo fato do texto exemplificar a marca snake como uma das não atendidas por determinados profissionais… sei também que alguns não aceitam la sportiva, pois só trocam a parte da frente da sola, e a la sportiva tem a sola inteira do bico até o calcanhar… mas o post foi ótimo. abraço

    1. Luciano Fernandes

      Oi Ângelo

      Os contatos de cada ressolador me foi fornecido ou pela própria pessoa, ou por alguém que usou os serviços. Não cheguei a ligar para cada um, porque ficaria caro para mim, já que eu estava prestando um serviço e não fazendo um anúncio (repare que todos estão do mesmo tamannho e com o mesmo destaque).

      Caso o de Curitiba não esteja com o telefone, ou email, funcionando, procure outro ressolador mais próximo. Se a pessoa não se coloca disponível, outro profissional pode atender você com mais interesse.

      Abs

    1. Luciano Fernandes

      Ivan

      Em teoria um ressolador deve atender TODAS as marcas, não discriminando ninguém por usar marca A ou B.

      O “poder” de fazer com que isso aconteça é quando algum ressolador tiver esta prática, NINGUÉM ressolar com ele.

      Eu pessoalmente acredito que este tipo de “poder” deveria ser mais exercido por todos. Assim o consumidor seria mais respeitado.

      1. Marcos Linhares

        Me desculpe, meu caro, mas, vc está completamente equivocado. Cada profissional tem o direito de trabalhar com a marca que quiser, principalmente se trabalha melhor com determinadas marcas e se o seu trabalho é quase artesanal. Em se tratando de Brasil, longe das fábricas, do fornecimento de matéria prima e do treinamento que vc citou, já temos um grande serviço prestado por eles. Não são grandes empresas. São artesãos bem qualificados. Se eu tenho determinada sapatilha e sei que fulano trabalha bem com essa marca vou levar nele e não pensar em forçar outro a trabalhar bem com ela. Ele não está discriminando. Ele está apenas fazendo o que faz melhor. Não é forçando ninguém a fazer o que não quer que vou ter melhor serviço.
        Vc citou dez ressoladores apenas em um país enorme como o Brasil. Pq? Porque eles resolveram viver desse serviço aprendendo por iniciativa própria e certamente passando muitas dificuldades até se estabelecerem como tal.
        Isso que vc está sugerindo aí em cima é inteiramente injusto e inconsequente!

        Parabéns a todos eles!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.