Guia de roupas para clima frio e inverno

O termo “roupa de frio” refere-se a toda e qualquer vestimenta que tenha o objetivo de reter o calor corporal para prover conforto térmico. Elas são confeccionadas a partir de tecidos feitos a partir de diferentes fios (que podem ser naturais ou sintéticos) e criam opções como tricot, fleece, moletom, poliéster, acrílico, etc.

A escolha de cada uma dessas peças passa pela sensibilidade de cada um perante as temperaturas. Da mesma maneira que há pessoas que sentem muito calor no verão, há outras que sentem mais frio no inverno. Sim, enquanto 20°C significa calor para algumas, para outras é a oportunidade de tirar uma casaco mais grosso do armário.

Biologicamente falando, a massa muscular e atividade de hormônios da tireoide influenciam sensação de frio, que varia de acordo com cada indivíduo. Assim, as condições genéticas, metabolismo, produção de hormônios, quantidade de gordura do corpo e receptores (terminações nervosas da pele que detectam a temperatura) influenciam na percepção do frio.

Principais materiais de roupas para clima frio

roupas para clima frio

Não importa o quão elegante e confortável seja uma roupa, são os materiais usados ​​que irão fazer toda a diferença para manter alguém aquecido e quentinho. Portanto, ao comprar uma roupa para enfrentar o frio, é imprescindível verificar o rótulo para ver que tipo de material foi usado.

Se não tem ideia de quais tecidos procurar, abaixo está uma lista dos materiais de roupas para clima frio, lembre-se que esses são os materiais ‘puros’, podendo ser mescladas com outras fibras:

  • : Cientificamente mantém a pessoa mais quente do que o algodão e poliéster, com lã merino a mais indicada para atividades de montanha e a variante mais quente a lã islandesa.
  • Flanela: A flanela é originalmente feita de lã cardada ou fio penteado. As bolsas de ar em seu tecido ajudam a protegê-lo do frio, mesmo no clima mais frio.
  • Cashmere: Esse tecido não é lã, mas de fato pêlo. Ele é obtido da camada de subpelo da cabra Hircus, moradora da cordilheira do Himalaia.
  • Mohair: Também conhecido como angorá, é semelhante à lã e obtido a partir do pelo da cabra angorá.
  • Lycra: Fibra composta por elastano, de natureza sintética e nos EUA e Canadá é conhecida como Spandex. É o melhor material esportivo para mantê-lo aquecido durante os exercícios de inverno.
  • Cânhamo: Sim, você leu certo. As fibras do cânhamo são um ótimo isolante e é considerado um dos tecidos de revestimento mais quentes de roupas para clima frio.
  • Algodão: Quando confeccionado, o algodão pode servir também para aquecer, mas como absorve muito a água, não é indicado para locais de grande umidade ou atividades fora de edifícios.

Condutividade térmica

Foto: Brian McCurdy – http://www.brianmccurdyphotography.com/

A condutividade térmica é uma característica específica de cada material e depende fortemente de sua pureza e da temperatura em que ele se encontrar (especialmente em baixas temperaturas). Sua unidade , conhecida como constante de condutividade térmica, quantifica a habilidade dos materiais de conduzir energia térmica.

A constante de condutividade térmica é maior para materiais bons em transferir calor e é pequena para materiais que não são bons em transferir calor . Materiais com uma constante de condutividade térmica alta conduzem bem o calor nos dois sentidos.

Em resumo, a condutividade térmica indicada pelo coeficiente indica o quão bom esse material é em manter o calor: quanto menor o número, mais calor ele manterá em seu corpo. De acordo com o estudo científico realizado pela Universidade de Melbourne, encontrou os resultados abaixo.

Condutividade térmica a 15°C
Month
Lã islandesa 0,016
Lã merino 0,028
Lã comum 0,039
Algodão (100%) 0,040
Poliéster (100%) 0,050
Seda 0,066

Resumindo: a lã (islandesa, merino e comum) irá cientificamente mantê-lo mais aquecido, mas permanecer aquecido depende da espessura dos seus materiais e de como coloca as roupas para clima frio em camadas.

Cientificamente a lã e o algodão são melhores isolantes térmicos do que o poliéster. Apesar disso, o poliéster (material do qual é feito o fleece) é um bom material para o inverno e é cientificamente melhor do que uma mistura de algodão-acrílico.

A seda, quando comparada com a maioria dos outros materiais, não o manterá aquecido, pois tem uma condutividade térmica mais alta do que outros materiais, o que significa que mais calor pode escapar de seu corpo. No entanto, é melhor para mantê-lo aquecido do que uma mistura de algodão acrílico ou uma mistura de algodão e poliéster.

Além disso, a seda geralmente não é boa para mantê-lo aquecido por ser tipicamente fina, mas cientificamente, suas propriedades a tornam um isolante térmico satisfatório.

Condutividade térmica a 5°C – Materiais misturados
Month
50% penugem / 50% algodão 0,034
Lã + acrílico 0,035
Isolamento sintético 0,042
Algodão + acrílico 0,072
Viscose + Lycra 0,104
Algodão + Poliéster 0,120
Melange + Poliéster 0,136
Malha / Poliéster 0,144
Fibras de bambu 0,188
Neoprene / Policloropreno 0,189
Nylon 0,201

Quando se trata de misturas de materiais, uma mistura de lã-acrílico é cientificamente a melhor escolha para se manter aquecido enquanto permanece aquecido por dentro. As misturas podem ser mais baratas em geral, mas os usuários devem notar que a respirabilidade do acrílico é muito pior do que a lã.

Bibliografia

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.