Por que tanto barulho a respeito da lã merino? Saiba tudo sobre esta fibra natural

A lã merino, que já é muito popular entre os fãs de atividades outdoor dos EUA, vem ganhando popularidade no Brasil e América do Sul entre os praticantes de trekking e trail runners. Mas o que é exatamente é essa fibra e o que realmente podemos esperar dela?

Primeiramente, é importante estabelecer que a lã merino é uma fibra natural, obtida através de uma raça específica de carneiros e ovelhas. De acordo com especialistas, esta é a “melhor lã do mundo”. Muitas marcas, sobretudo internacionais que possuem blogs mantidos por jornalistas que praticam o” copia e cola” (mas sem saber o que está no conteúdo), tecem muitos elogios.

Entretanto, poucas (ou nenhuma), delas fornecem explicações simples e objetivas a respeito dos motivos que fazem a fibra ser tão popular nos esportes outdoor.

Na internet existem muitos textos genéricos sobre a qualidade e características singulares da fibra, que a tornam perfeitas para a fabricação das inúmeras roupas e acessórios. Mas poucos explicam maiores detalhes objetivos sobre a lã merino. Este é o objetivo deste artigo: responder de maneira simples, didática e direta sobre a fibra.

De onde vem o merino?

Há pelo menos 1.400 raças de ovelhas adaptadas pelo mundo. Cada qual adaptada às condições mais adversas da região que vivem.

Original do norte da África, a ovelha (o carneiro é o macho da ovelha) merino se adaptou bem na Espanha. Por ser um dos países que mais se destacou no período das explorações oceânicas, a Espanha introduziu a espécie em suas colônicas e hoje ela pode ser encontrada hoje em todo o mundo.

Atualmente a Austrália é um dos maiores produtores da lã merino, o cultivo também é bastante desenvolvido nos EUA, Nova Zelândia, América do Sul e na Europa (especialmente na França).

Por que é tão macia e confortável?

Se a lã comum possui como característica a aspereza, a lã merino deve fazer qualquer pessoa mudar de ideia. As fibras de lãs merino são muito mais finas e macias que as lãs comuns. Leve e finamente encaracolada, a lã merino é medido em mícrons (milésima parte do milímetro).

Quanto mais baixo o valor, mais fina e mais cara é a fibra. A lã de merino é extremamente macia e brilhante tendo micragem (diâmetro da fibra) variando de 14 a 24 mícrons. Uma micragem baixa também garante maior brilho ao produto final. O comprimento de cada mecha de lã merino varia de 5 a 10 cm.

A lã retirada de ovelhas produzidas para carne é geralmente mais grossa e possui fibras de 38 a 152 mm. No Brasil há uma lã batizada de “amerinada”, que na verdade é uma mistura de fibras de lã (incluindo a da raça merino). Seu rendimento é inferior ao que pode oferecer uma lã merino pura.

Como lã merino regula o calor e a temperatura?

A capacidade de isolamento da lã merino pode capturar um terço do seu peso na forma de vapor de água. Portanto o suprimento de calor evita a sensação de resfriamento. Em resumo, a fibra regula a temperatura e absorve a umidade. Mas a fibra faz muito mais que isso.

A lã merino retém o calor do corpo de maneira muito eficaz e, para o mesmo peso, será mais quente que uma fibra sintética ou mesmo uma lã comum.

Consequentemente, a pele respira naturalmente, seja no inverno ou no verão. Para que se tenha uma ideia, um casaco de lã merino manterá a pessoa aquecida pela manhã, mas também a manterá seca e fresca durante a atividade até o final do dia.

Uma vez molhado, o que acontece?

Resumindo muito: quando a lã merino estiver molhada, a pessoa fica seca!

A lã clássica (que não é merino) se torna uma esponja, absorvendo a água amplamente. Uma vez encharcado, o algodão tem uma tendência de se tornar o maior inimigo do praticante de exercícios físicos.

Entretanto, este não é o caso do merino, que mantém duas qualidades isolantes mesmo quando molhado.

A lã merino deixa odor?

Sim. Um par de meias de lã merino pode durar vários dias, pois essa fibra natural não é muito propícia à proliferação de bactérias (que causa o chulé).

Camisetas de merino podem ser usadas durante até uma semana sem serem lavadas. Antibacteriano por natureza, equipamentos de lã merinos requerem muito poucas lavagens.

Lãs merino são resistentes?

As fibras de lã são resistentes a ações mecânicas (como fricção e abrasão). Mas, se necessário, aceita facilmente pequenos reparos como costuras.

Porém existe diferença entre as marcas e os tipos de uso de merino, fazendo diferença o tipo de tricotagem que a meia possui. Quando mais forte tricotada, maior a sua resistência.

E o preço?

O preço à primeira vista é um pouco mais caro. Porém deve ser analisado também a longevidade e o quanto a fibra ajuda a, entre outras coisas, conservar o meio ambiente.

Por que trocar uma roupa de prática de esportes de montanha todos os anos, quando uma peça pode fazer o mesmo trabalho por várias estações?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.