Sistema de camadas: Por que esta é a maneira adequada de se vestir na montanha?

Quem pratica esportes outdoor já deve saber (ou pelo menos deveria) como funciona a filosofia do ‘sistema de camadas’. Este sistema idealizado por volta da década de 1940 (conforme relatado em artigo exclusivo na Revista Blog de Escalada) foi aprimorado ao longo do tempo e otimizado com o aparecimento de materiais mais modernos, como fleece, películas impermeabilizantes como o Gore-Tex.

Há uma frase bem típica de quem é praticante experiente de que é fácil identificar uma pessoa que não possui experiência em esportes de natureza: basta olhar as roupas e equipamentos. Sempre que nos depararmos com alguém em uma trilha usando calça jeans, jaquetas de moleton e tênis de corrida urbana, já sabemos identificar que ela não possui nem conhecimento nem experiência em esportes outdoor.

Neste ponto que muito do preconceito do montanhista emerge e acaba por classificar quem está ali vestido incorretamente com a afirmação “não é montanhista, mas apenas um turista”. Como este tipo de denominação ainda depende de muitas regras ainda pouco difundidas no Brasil, entenderemos para este artigo que a pessoa que está disposta a desfrutar da montanha como um montanhista (já o nível de experiência fica por conta de quem quer criticar).

Vestir-se adequadamente na montanha

Ir praticar esportes outdoor é completamente diferente do que um passeio a um parque municipal. Ao praticar esportes outdoor, você precisa se proteger das intempéries (chuva, vento, neve, baixas temperaturas, etc.) por meio de um bom controle da transpiração. Em geral, quando acontece uma intempérie não há um quiosque, ou o próprio carro, para se proteger.

O sistema de três camadas ajuda a escolher as roupas adequadas, tendo em conta as condições climáticas e do esporte praticado. Repare que o termo usado foi ‘adequado’, mas não errado. Portanto, usar uma roupa adequada na montanha é para que ninguém passe nenhuma dificuldade (ou tenha de ser resgatado por própria imprudência e/ou negligência).

O sistema de três camadas é a base para se vestir corretamente na montanha: eliminamos a umidade do sor, evitamos que outra a água da chuva atinja nosso corpo e nos aquecemos (mantendo o calor corporal). Estas três camadas de roupas irão mantê-lo seco e aquecido e consiste em:

  • Uma camada para remover a umidade
  • Uma camada intermediária para mantê-lo aquecido
  • Uma camada externa para protegê-lo de vento e chuva

Resumindo: além da proteção, precisamos ter o corpo o mais seco possível, eliminando tanto a umidade externa quanto interna, e uma vestimenta que nos mantenha aquecidos, evitando que o calor corporal se perca.

A melhor solução para esse problema é o sistema de camadas. Como explicado no início do texto (além de também ter sido explicado na história do desenvolvimento do sistema de camadas) as melhorias e avanços em materiais e design, nos últimos tempos mudou para algo que poderíamos chamar de 2,5 camadas. Mas 6 décadas depois ainda é a base do sistema usado em roupas de outdoor.

Qual é o sistema de camadas?

Qualquer montanhista ou pessoa que faça atividades outdoor precisa de proteção contra os elementos naturais como baixas temperaturas, ventos, chuvas, neves, etc. Ou seja, o praticante precisa estar quente e seco. O motivo da preocupação é fazer com que não adquira uma hipotermia ou tenha sensação de sufocamento.

  • 1ª camada (básica): Fica por dentro, próximo à pele. Feito de materiais de secagem muito rápida, sua missão é manter a umidade do suor longe do corpo, evacuando-o para a segunda camada, mantendo o corpo seco. No inverno, com roupas mais quentes, também deve ajudar a reter o calor.
  • 2ª camada (intermediária): O objetivo é fornecer calor. Tradicionalmente, era feito de lã como Powerstrech, mas hoje em dia, roupas finas com forros sintéticos são amplamente utilizadas. Recebe a umidade expelida pela 1ª camada, e a joga para o exterior. Pode ser um fleece, jaqueta de plumas ou softshell.
  • 3ª camada (externa): Jaquetas à prova d’água, sempre respiráveis ​​e à prova de vento, cuja missão é evitar que a chuva, o vento e a neve entrem no interior. Estas jaquetas devem também eliminar a umidade interna.

Este é o conceito de sistema de camadas, imprescindível em tempos frios. Porém ele pode ser adaptado de acordo com as mudanças climáticas, seguindo desta lógica abaixo:

  • Tempo frio (baixo de 10°C)
    • Camada básica
    • Camada intermediária
    • Camada externa
  • Tempo moderado (abaixo de 18°C e acima de 10°C) – mas seco (sem chuva)
    • Camada básica
    • Camada intermediária
  • Tempo moderado (abaixo de 18°C e acima de 10°C) – mas com chuva
    • Camada básica
    • Camada externa
  • Tempo fresco (acima de 18°C)
    • Camada básica

As camadas que não utilizarmos são carregadas na mochila, e durante a atividade podemos nos adaptar às condições, escolhendo a melhor combinação para cada momento. Sempre carregando as camadas estaremos preparados para qualquer contingência, e com um sistema que nos proteja adequadamente.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.