Peso corporal extra e escalada – Existe biotipo ideal para escalar?

Conheço amigos que praticam escalada e faz uns dois anos que tento começar.

Tenho 22 anos e estou com sobrepeso (86 kg e meço 1,73 m). Meus amigos me falam que neste esporte não vou me dar bem nestas condições. Existe algum peso ou tamanho ideal para escalar?

Para realizar qualquer tipo de esporte não acredito que seja necessário nenhuma característica especial. Na escalada esportiva é inegável que o ideal é ser magro. Quando se está escalando, o peso extra é sentido e, em algumas situações, pode ser um empecilho para realizar vias de alta dificuldade, mas para aquele que está começando no esporte, ou que somente o vê como uma atividade recreativa, somente é necessário a vontade de fazer.

A escalada esportiva é vista como um esporte de força, mas quem pratica sabe que o mais importante é ter boa coordenação motora e consciência corporal para realizar movimentos que tecnicamente podem fazer sua escalada tão fácil quanto subir uma escada.

biotipo

Foto: Alex Puccio

O trabalho com os pés é fundamental, há vias na rocha onde praticamente se sobe só com os pés e, por isso, as mãos ficam em segundo plano. Portanto se consegue ficar em pé, já é o suficiente para escalar sem problemas este tipo de vias.

Se a sua dúvida é se vai poder escalar, não perderá nada tentando. Saiba que se escala para se divertir e não somente como um estilo alternativo de vida. As vias de baixa dificuldade sobram por aí, sempre rodeadas de uma paisagem bonita e são tão emocionantes para os iniciantes quanto as mais difíceis para quem é experiente.

Os escaladores que dedicam tempo em treinar para conseguir melhores resultados mantêm baixas porcentagens de gordura no corpo. Por isso tratam de não fazer exercícios que hipertrofiam os músculos. Mas isso significa um grande sacrifício que nem toda pessoa está disposta a fazer. Por isso que a definição entre recreativo e profissional nunca deve ser esquecida.

Biotipo

No simpósio de escalada que foi organizado na Universidade do Chile em 2016, falou-se sobre o biotipo do escalador. A conclusão final é que não há um biotipo ideal. Existem escaladores bem fortes e pequenos como Sean McColl ou bastante altos como Adam Ondra, mas ambos estão sempre nas finais das copas do mundo de escalada.

O que se pode notar é que a porcentagem de gordura na grande maioria dos escaladores de competição é algo em torno de 7%. O índice de massa corporal (IMC) destes são próximo de 20.

biotipo

Foto: http://seanmccoll.com/

O que isso quer dizer? Que se mede 1,73 m e pesa 86 kg, significa que possui um IMC de 28,7. Para saber como é a fórmula de cálculo para o IMC: (peso em kg dividido pela altura em metros ao quadrado).

86 /(1,73 x 1,73) = 28,73

Mas para que não fiquemos com eufemismos… Saiba que não está com sobrepeso. Você está GORDO, desta maneira fica mais claro.

biotipo

O seu IMC está muito acima do que escaladores da elite possuem. Saiba que seu valor, se comprado com a medida do estado nutricional de uma população, o seu IMC é sinônimo de sobrepeso e próximo da obesidade. Seguramente a sua porcentagem de gordura pode estar próximo de 20%.

Meu conselho, portanto, é que mude seus hábitos alimentares e faça exercício (qualquer um). Se optar por escalar, melhor ainda. Com a perda de peso contínua notará que sua força relativa sobe rapidamente e, desta maneira, poderá escalar melhor. Além disso sua saúde irá melhorar evitando as enfermidades relacionadas ao sobrepeso/obesidade.

Espero que se motive o dobro para exercitar-se e que a escalada seja a chave para uma vida melhor.

Tradução autorizada de: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.