Escalador é hospitalizado após queda durante escalada em estilo solo no Canadá

Um jovem de 18 anos, que não teve a sua identidade revelada, está internado em estado crítico em um Hospital canadense, após cair em uma escalada em estilo solo. O acidente aconteceu no município Saint-Côme no domingo à tarde.

A força policial de Québec informou à imprensa que foram chamados para o local de escalada canadense conhecido como Lac Clair, o qual possui vias curtas com dificuldade de 5.6 a 5.12 na graduação norte-americana (4° a 7c brasileiro). A informação foi disponibilizada pela revista canadense Gripped e confirmada pela Revista Blog de Escalada.

De acordo com as informações oficiais, o escalador estava com três amigos, que prestaram os primeiros socorros até que os paramédicos chegassem no local. O jovem escalador foi ressuscitado, mas sofreu ferimentos graves, incluindo traumatismo craniano grave. A imprensa local do estado de Quebéc começou a especular que o filme “Free Solo”, que ganhou o Oscar de melhor filme documentário de 2018, esteja incentivando a mais pessoas, muitas das quais sem a devida experiência em escalada, a experimentar o estilo.

Neste ano, com a aproximação da temporada de escaladas no Hemisfério Norte, o número de acidentes com escaladores realizando escaladas em estilo solo aumentou sensivelmente. Na semana passada nos EUA, um escalador morreu no Colorado Canyon e no início do mês um outro escalador se acidentou enquanto fazia filmagens dele mesmo no estilo solo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.