Escalador é hospitalizado após queda durante escalada em estilo solo no Canadá

Um jovem de 18 anos, que não teve a sua identidade revelada, está internado em estado crítico em um Hospital canadense, após cair em uma escalada em estilo solo. O acidente aconteceu no município Saint-Côme no domingo à tarde.

A força policial de Québec informou à imprensa que foram chamados para o local de escalada canadense conhecido como Lac Clair, o qual possui vias curtas com dificuldade de 5.6 a 5.12 na graduação norte-americana (4° a 7c brasileiro). A informação foi disponibilizada pela revista canadense Gripped e confirmada pela Revista Blog de Escalada.

De acordo com as informações oficiais, o escalador estava com três amigos, que prestaram os primeiros socorros até que os paramédicos chegassem no local. O jovem escalador foi ressuscitado, mas sofreu ferimentos graves, incluindo traumatismo craniano grave. A imprensa local do estado de Quebéc começou a especular que o filme “Free Solo”, que ganhou o Oscar de melhor filme documentário de 2018, esteja incentivando a mais pessoas, muitas das quais sem a devida experiência em escalada, a experimentar o estilo.

Neste ano, com a aproximação da temporada de escaladas no Hemisfério Norte, o número de acidentes com escaladores realizando escaladas em estilo solo aumentou sensivelmente. Na semana passada nos EUA, um escalador morreu no Colorado Canyon e no início do mês um outro escalador se acidentou enquanto fazia filmagens dele mesmo no estilo solo.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.