Escalador morre ao praticar escalada em estilo solo nos EUA

Um escalador morreu nos EUA após cair de 30 metros no Colorado Canyon. O acidente aconteceu no último sábado e, de acordo com testemunhas, o escalador estava escalando sem cordas ou equipamento de segurança (escalada em estilo solo). Esta não foi a primeira vez que um escalador morreu no Eldorado Canyon State Park solando uma via. No ano de 2012, um homem morreu após cair de 75 metros. A identidade do escalador que se acidentou não foi revelada pelas autoridades locais.

O Eldorado Canyon, local de escalada próximo à cidade de Boulder, no estado norte-americano do Colorado, é muito popular entre os escaladores. O American Alpine Institute classifica o lugar como das 50 escaladas mais clássicas dos EUA.

Na corrida de montanha existe um tipo de comportamento que se chama “efeito Kilian Jornet“. O termo se refere ao montante de pessoas que começaram a praticar o estilo “light and fast” (leve e rápido em tradução livre) nas montanhas e por não possuírem a força e técnica de Jornet, acabavam tendo de ser resgatados. A escalada, ao que parece, está muito perto de vivenciar algo semelhante conhecido como “efeito Alex Honnold“.

Após ganhar o Oscar de melhor documentário de 2018, o filme “Free Solo” popularizou exponencialmente a figura de seu protagonista Alex Honnold. Junto com toda esta popularidade, muitos escaladores começaram a arriscar escaladas em estilo solo em diversos locais do mundo. No Brasil, há relatos em redes sociais a respeito do crescimento da prática de escalada, em estilo solo, por diversos escaladores no estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Até o momento nenhum acidente grave aconteceu ou foi relatado.

Na semana passada a Revista Blog de Escalada divulgou um vídeo de um escalador que se acidentou, caindo quase 20 metros, durante uma escalada em estilo solo. O escalador estava filmando a atividade e registrou todo o acidente em vídeo.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.