Como escolher uma trilha em 10 passos?

Se já realiza trilhas com certa frequência, é provável que tenha algumas favoritas para visitar. Em todo caso, confira agora algumas dicas na hora de escolher sua trilha.

Como escolher uma trilha em 10 passos?

Desde já, a distância é um ponto importante a se considerar. A primeira coisa que você deve verificar ao examinar uma trilha de caminhada é a distância total envolvida, ida e volta.

Dentro disso, deve ser sincero quanto sua capacidade de realizar a trilha. Para iniciantes é recomendado trilhas até cinco quilômetros.

Nível da trilha

O fator dificuldade vem na sequência, não é uma ordem de importância, mas se fosse, seria desta maneira. Algumas distâncias podem pregar peças. Existem trilhas de 4 km na floresta que depois passam por uma escalada íngreme no trajeto.

Ao usar aplicativos de localização de rotas, as trilhas podem deixar algumas informações relevantes de lado. Por isso, é recomendável encontrar uma fonte confiável de informações que diga o grau da trilha.

Certifique-se de entender exatamente o que a caminhada envolve do ponto de vista de habilidade e equipamento e não entre em nada para o qual não esteja totalmente preparado.

Elevação

Aqui a informação passa pelo quão íngreme sua caminhada será e o quão rápido pode ir. Naturalmente, as caminhadas nas montanhas envolverão ganho de elevação, mas para colinas e florestas, é uma boa ideia verificar também.

Qualquer descrição de caminhada deve fornecer o ganho total de elevação — pegue esse número e divida-o pela metade da distância total da viagem, pois em uma caminhada típica na montanha, você estará subindo a colina na subida e descendo na volta.

Só para ilustrar, uma boa regra prática é que qualquer coisa que ganhe cerca de mil pés por milha, será desafiador. As caminhadas que ganham cerca de 500 pés (0,15 km) por milha são moderadas. Por fim, qualquer coisa muito menor que isso deve ser relativamente fácil.

Terreno da trilha

Isso pode ajudá-lo a decidir entre sapatos ou botas de caminhada e se a escalada será estável.

Em uma caminhada, você pode encontrar todos os diferentes tipos de terreno, dependendo se você está subindo uma montanha, em uma floresta, atravessando um deserto, caminhando em um pântano ou alguma combinação de vários deles.

Marcações

Tente descobrir detalhes sobre se o caminho que você está olhando é bem conservado e bem sinalizado ou se não envolve trechos em que você perde totalmente o caminho e depende de marcadores para se encontrar.

Mesmo com o mapa, esta é uma forma de se manter tranquilo na trilha.

Condições da trilha

Após encontrar uma caminhada que atenda ao seu nível de habilidade, as condições atuais da trilha deve ser seu próximo item de nos afazeres. Desta forma, você pode escolher o equipamento certo.

Em suma, via pesquisas online você tranquilamente consegue obter relatórios de viagem, guias e informações sobre inundações recentes, incêndios ou deslizamentos de rochas.

Cenário

Obviamente, se você está fazendo caminhadas, é porque quer ver algo bonito.

Uma cascata caindo sobre um penhasco musgoso, vistas sobre os vales esculpidos em geleiras, entre tantas maravilhas que podem ser um clímax de tirar o fôlego para uma caminhada, devem estar no seu passo a passo para cada trilha.

Loop

Existem muitos tipos de trilhas para caminhadas, as de ida e volta, loops circulares e trilhas ponto a ponto onde você termina em um local diferente do início.

Os loops podem ser ótimos, pois você verá coisas diferentes no caminho de volta, mas também pode causar confusão na navegação, e as trilhas ponto a ponto podem exigir dois carros ou um ônibus para chegar de volta ao seu carro. Neste caso, a decisão é sua.

Atenção desde o início

No início da trilha, é importante ler sobre a facilidade de acesso disponíveis nas placas de entrada. Coisas óbvias a verificar, como chegar lá e se há estacionamento.

Mas outro ponto é o trajeto no início de uma trilha. Tem muito buraco? É longo demais? Enfim, essas características precisam ser averiguadas antes de sair, especialmente de carro.

As mais buscadas

Foto: The Salt Lake Tribune

Foto: The Salt Lake Tribune

Por fim, é bom saber se a trilha pretendida é um local popular ou não. Caminhadas populares são geralmente procuradas pelas massas porque são bonitas e, na maioria das vezes, porque são mais acessíveis.

Enfim, dito isso, se você está procurando escapar das multidões, é melhor encontrar trilhas menos populares.

Foto destaque: Jeffrey Keenan /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.