Toda e qualquer disciplina possui pequenos detalhes que parecem ter o mesmo significado, mas na prática não é bem assim.
Palavras como Meta e Objetivo é um bom exemplo. Pois embora aparentemente pareçam a mesma coisa possuem significados bem diferentes.
- Objetivo é aquilo que você deseja alcançar. Por exemplo : receber uma promoção, fazer uma viagem internacional, escalar um determinado grau e assim por diante
- Meta é o tempo e os meios que serão utilizados para conquistar determinado objetivo. Por exemplo: em X meses, economizarei Y%, para viajar no mês A para lugar B .
Para que este tipo de problema não atrapalhe no momento de elaborar textos, grandes mídias elaboraram manuais de redação, nos quais alguns recursos linguísticos devem seguir um padrão pre-estabelecido.
Nele são explicados de maneira diferenças como estado e Estado, Sherpa e Sherpa, e, claro, Altura e Altitude.
A altura, como medida, é semelhante à altitude, exceto no referencial, e isso no montanhismo faz toda a diferença
Altura x Altitude
No montanhismo há muita confusão a respeito da diferença entre altitude de uma montanha e a sua altura.
Muitos confundem estes dois conceitos, especialmente quando trata-se de mensurar, ao menos verbalmente, uma montanha.
Nisso fica a pergunta: Qual a diferença entre Altura e Altitude de uma montanha.
- Altitude é a distância vertical entre o nível do mar e a extremidade superior da montanha. Por exemplo: O Monte Everest possui 8.848 m de altitude.
- Altura é a distância exata da base da montanha à extremidade superior do ponto mais alto.. Por exemplo: O Pão de Açúcar possui 396 m de altura.
Por isso pode-se até dizer que uma via de escalada esportiva próximo à Belo Horizonte (que fica a 852 m de altitude) possui maior altitude em relação ao Morro do Corcovado (710 m de altura), por exemplo.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.