O que fazer quando perder o celular em uma viagem?

Se perder o celular em uma viagem, a primeira coisa a lembrar é não entrar em pânico. É fácil falar, mas na hora realmente é necessário para tomar as medidas corretas.

Em suma, é a melhor forma para seguir no problema da perda do celular, evitando que a viagem seja mais desagradável.

Dicas para quando perder o celular em uma viagem

Seu smartphone é muito mais do que apenas um telefone hoje. É um organizador de viagens, ID digital, dispositivo de comunicação, álbum de fotos, dispositivo de pagamento eletrônico, mini-cofre, etc.

Os ladrões tentarão pegar suas informações pessoais de rede sociais e contas bancárias logo após o roubo para executar golpes caros e chantagens aos seus conhecidos.

Portanto, uma boa preparação é a chave mestra de todas as situações da vida. Quanto mais preparado, menos desprotegido física e emocionalmente estará. De novo, isto serve para qualquer seguimento da vida.

No que tange o celular, a preparação passa por garantir o controle de seus dados. Geralmente boa parte de sua vida está naquele aparelho. Isso significa tratar seu smartphone como uma arca de tesouro que de fato é, pois, contém informações pessoais preciosas e valiosas.

Senhas

Use boas senhas e recursos biométricos, especialmente ao perder o celular em uma viagem. Seja criativo, use datas especiais, letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e afins. Além disso, habilite os recursos biométricos (reconhecimento facial e impressões digitais) do seu smartphone, se estiverem disponíveis.

Não que você será roubado por Ethan Hunt, vulgo Tom Cruise em Missão Impossível, mas no pior dos casos o uso de reconhecimento facial ou impressões digitais lhe dará tempo para configurar suas informações daquele aparelho e evitar que a perda ultrapasse o dispositivo físico.

Por fim, outras dicas são:

  • Se certificar de que o telefone esteja configurado para bloquear automaticamente a tela após um curto período. (Esse recurso é encontrado em Configurações na seção Segurança ou Tela de bloqueio do telefone.)
  • Ative o recurso “Encontrar meu telefone”: Apple e os Androids tem. Certifique-se de ter o “Enviar último local” ativado, permitindo que seu telefone envie o último local conhecido antes que a bateria acabe.
  • Rastreie mesmo offline: desligado ou não, no recurso “Encontrar meu telefone” é possível fazê-lo caso ele seja perdido.

Verificação em duas etapas

Proteja suas informações mais valiosas, acesso a contas bancárias, cartões de crédito e aplicativos com verificação em duas etapas. É compreensível que, sem o smartphone em mãos, fica mais difícil acessar suas contas sociais e contas bancárias, mas o objetivo é tornar a vida do ladrão extremamente difícil.

  • Lembre-se: pensar alguns passos a frente é sinônimo de tranquilidade futura.

Quem já viu “The Godfather I” lembrará da cena de Don Vito (Marlon Brando) dizendo ao filho Michael Corleone (Al Pacino) a seguinte frase: “mulheres e crianças podem ser descuidadas, homens não”.

Neste caso, — um filme de época, retratado nos anos 40. Logo, com uma visão diferente das mulheres — como em tudo na vida, o conselho de Don Vito Corleone sofreu atualizações e atualmente nem mulheres e crianças devem se descuidar. Num piscar de olhos seu bem mais precioso pode ser levado — e aqui entenda como precioso o celular ou algo mais pessoal.

PIN no cartão SIM

Toda vez que o telefone for reiniciado, atualizar ou comprar um novo telefone, será necessário inserir um PIN. Por mais enfadonho que possa parecer e é, será pior um SIM desbloqueado.

Se dificulta sua vida que é dono do aparelho, certamente isto não facilita a vida dos ladrões. Verifique com seu provedor de celular para determinar como definir um PIN para seu dispositivo. Assim você evita que os ladrões descubram seu número para usar em possíveis recursos de verificação em duas etapas.

Use um gerenciador de senhas

Evite armazenar senhas/nomes de usuário em navegadores Chrome, Firefox, Safari, etc. Não cometa o erro de fazê-lo em arquivos de documentos no celular (Bloco de notas virtual).

Uma vez obtendo o acesso da tela de bloqueio, os ladrões fazem a festa com estes erros. Portanto, use um gerenciador de senhas seguro, como Dashlane ou 1Password. Enfim, esses programas também possuem locais para armazenar IDs e Secure Notes.

Atenção aos furtos virtuais

Sempre que seu smartphone estiver conectado na internet via Wi-Fi público ou com o Bluetooth ativado, seus dados estarão vulneráveis. Seu telefone não precisa ser roubado para que alguém roube seus dados.

Sempre que desnecessário, desligue o Bluetooth e sempre use uma VPN (Rede Privada Virtual) no telefone. Com isso, somado ao backup automático dos dados e aplicativos do seu telefone na nuvem, sua viagem pode ser menos turbulenta.

Por último, mas não menos importante… Se o seu telefone não estiver se movendo e parado em um local familiar para você, vá buscá-lo. Se estiver em movimento e num lugar que não reconhece, foi provavelmente roubado. Logo, não tente encontrá-lo, pois isso pode ser perigoso.

Foto destaque: Shot by Cerqueira /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.