O mistério do significado da origem da palavra “Alpes”

Os Alpes são reconhecidos como o berço do alpinismo, que, em linhas gerais, é a ascensão das montanhas a partir de um objetivo esportivo. Porque as montanhas foram subidas por muitos séculos, em todos os cantos do planeta e por várias razões: espiritual, caça e/ou comida, refúgio de populações, pesquisa científica, para citar alguns exemplos.

Em termos gerais, considera-se que a primeira ascensão “alpina” foi realizada em 3 de agosto de 1787 por Horace-Bénédict de Saussure ao Mont Blanc (4.810 m), a montanha mais emblemática da Europa Ocidental, nos Alpes.

No entanto, para outros, três séculos antes, em 1492, Antoine de Ville alcançou o primeiro cume alpino no Monte Aiguille, embora tenha construído um andaime inteiro para chegar ao topo da montanha, algo que poderia ser estranho de acordo com hoje entendemos montanhismo.

Em suma, o alpinismo é um nome que é frequentemente usado para falar sobre escalar uma montanha (seja ela qual for), referindo-se ao montanhismo realizado especificamente nos Alpes. Assim, o “himalaísmo” costuma ser usado para a subida ao Himalaia, “andinismo” nos Andes, para dar outros exemplos.

De onde vem a palavra “Alpes”?

Por “Alpes”, entendemos a cadeia montanhosa mais importante da Europa. Ela se estende do Golfo de Gênova ao Danúbio no nordeste e ao Mar Adriático no sudeste, e onde rios como o Reno ou o Ródano se originam e ocupam parte de os territórios da França, Suíça, Itália, Áustria e Alemanha.

Eles se distinguem entre os Alpes Ocidentais e os Alpes Orientais, ocupando quase 300.000 quilômetros quadrados de superfície e um comprimento de 1.300 quilômetros em sua parte externa. Os Alpes contêm até 82 picos com mais de quatro mil metros de altura.

Mas de onde vem a palavra “Alpes”? O que significa?

Por mais incrível que pareça, não se sabe de onde vem o nome, pois os pesquisadores não sabem se foram as tribos celtas, germânicas ou o Império Romano que foram responsáveis por batizá-lo. Os celtas foram um dos primeiros colonos da região, onde ocorreram suas primeiras manifestações conhecidas como a cultura La Tène, antes de se espalharem pelo resto da Europa.

Para os celtas, Alpe era toda montanha íngreme.

Na mitologia alemã, o nome de Alp se referia a um espírito que habitava os picos mais altos e ocasionalmente descia aos vales para aterrorizar as pessoas que viviam nas cidades vizinhas.

Os romanos, por sua vez, usavam o termo latino albus para se referir à cor branca, semelhante à usada pelos celtas: alb. A palavra poderia vir da deusa grega Alphito cujo nome está relacionado com alphita a “farinha branca”. Talvez ambos pudessem derivar os Alpes como referência à cor branca de seus cumes. Mas talvez derive de outro termo latino: altus, que significa “alto”.

Da mesma forma, o deus do rio Alpheus também deriva do grego “alphos” e significa esbranquiçado.

Nas línguas modernas, o termo alp, alm, albe ou alpe refere-se a pastagens nas regiões alpinas abaixo das geleiras, e não nos picos. Um alp refere-se a um pasto de alta montanha, onde as vacas são levadas para pastar durante os meses de verão e onde podem ser encontrados celeiros de feno.

No entanto, embora não saibamos a origem da palavra, os Alpes foram o berço de grandes montanhistas, escritores, filósofos, cientistas e exploradores europeus que encontraram em sua majestade inspiração e reflexão sobre aspectos que hoje são fundamentais para nós.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.