Os cremes para mão esfolada são realmente úteis? Saiba o que esperar destes produtos

Este é mais um artigo para responder, de maneira objetiva, e-mails a respeito de treinamento. O último que recebi dizia o seguinte:

Gosto muito de seus artigos e depois de ler alguns comentários no Facebook sobre creme para as mãos melhorar a cicatrização da pele para escaladas, quis saber sua opinião a qual realmente me interessa. Pesquisei alguma coisa na internet e cheguei às minhas próprias conclusões… Faz um ano que usei uma que se opõe ser a melhor (e o preço não era da baixo). A princípio senti melhoras, mas uma vez que o dinheiro faltou deixei de usar. Após dois meses de deixar de usar não senti nenhuma diferença, minhas mãos seguiam da mesma maneira (não pioraram) e tive várias hipóteses.

Qual o real beneficio destes cremes?

Faz tempo que venho pensando em escrever alguma coisa sobre isso, mas não nunca dei muita importância, além de que há todo um mercado de cremes por aí, com pessoas famosas (além de algumas subcelebridades) jurando de pé junto que é o melhor do melhor. Por isso preferi não me meter, mas como a escalada é algo perigoso e arriscado aqui vai minha resposta.

Comecemos com o mercado de cremes cicatrizantes em nível mundial. A marca “Cicatricure” (que seguramente muitos já ouviram falar dela) foi muito usada em todo o mundo (EUA, México, Colômbia, etc.) desde 2010. As denúncias por propaganda enganosa foram institucionais e particulares. A pomada prometia uma melhoria na cicatrização, a qual foi tomada como mentira pois chegou-se à conclusão de que não havia nenhum trabalho científico que o comprovava. Obviamente que muitos dos consumidores perceberam que não servia no momento de usar (razão de toda reclamação). As denúncias ganharam de tudo isso.

Em alguns países foi suspensa toda a publicidade de produtos como Goicoechea, Siluet 40, Asepxia, Tío Nacho, Cicatricure, Lomecan V, Unesia, Medicasp, Shampoo Henna Egipcia, Dalay e Silkmedic porque presumidamente infligiam normas estipuladas pelo código consumidor.

Em um mercado como o de beleza há centenas de laboratórios tratando de criar estas pomadas milagrosas e não conseguiram. Os resultados são muito parciais ou inexistentes.

Vemos às evidências (que é o que importa): A aspirina como prevenção de ataque cardíaco e AVC. Há centenas de estudos que analisam seu uso, com três décadas de uso intensivo. Há trabalhos que demonstram que não é tão efetiva, mas a quantidade de evidências a seu favor ajuda a embaralhar o panorama. Por esta razão que milhares de pessoas a usam.

Em ciência não basta que um trabalho, que utilize a razão (e não a emoção ou suposição) o negue. Por isso são necessários muitas centenas de trabalhos que comprovem, ou neguem, a eficácia. Procure na internet aspirina e ataque cardíaco e a informação é confusa.

Mas evidência para creme milagroso…. Nada (por favor, acredite em uma evidência séria não oem um blog pachamamico).

Creme para mãos de escaladores

Que passa com os cremes para escaladores? Convido você a buscar trabalhos científicos aleatoriamente, totalmente isentos e realizados sem interesses comerciais (algo quase impossível na indústria farmacêutica). Me dediquei sistematicamente a buscar evidência de seu uso e os resultados foram catastróficos.

No melhor dos casos usaram algum grupo de treinamento que disse que lhes serviu com zero credibilidade de trabalho científico. Portanto, sem publicação (diferentemente de que “um amigo de um amigo disse”) e sem grupo de controle com placebo, não há evidências críveis. Ter algum famosinho colocando creme e com um sorriso convidando a usar não serve de credibilidade.

De maneira mágica a pomada (no caso os fabricantes) lhe asseguram que é o melhor para as mãos do escalador, mas não há nada que o demonstre

Mas… Por que funcionou?? Isso passa muito na medicina, provavelmente porque começou a usar e preocupar com o cuidado de suas mãos. Lavava depois de escalar, limpava calosidades e tirava a pele morte e dura que impediam o crescimento normal da sua epiderme. Esta é a razão para a qual depois de que deixaste de usar o benefício da pomada suas mãos mantiveram o mesmo tempo de recuperação. Isso porque seguiu preocupando-se com suas mãos.

Há muitos cremes e que custam menos do que um chiclete e que produziriam os efeitos hidratantes da pele para que não se ponha dura. Inclusive, somente para dizer uma anedota, uma escaladora e amiga usava nas mãos azeite de oliva (o mesmo que usa-se para cozinhar) como creme para as mãos após a escalada e funcionava maravilhosamente bem. Desta maneira poderia ter um tremendo negócio, pois se sentir-se iluminado, seus fundamentos serão muito similares a qualquer creme… “apenas serve”.

Na minha opinião, e embasado no que propus acima, não recomendo nenhum tipo de creme para as mãos. O que recomendo é hidratar, de preferência que saia bem barato, ou se quiser o azeite de oliva que tenha à mão.

Sobre cicatrização, uma boa alimentação demonstrou que funciona bem, desde os tempos do escorbuto e do descobrimento da vitamina C como remédio, somente para exemplificar. Em clínicas de tratamento de queimaduras, a nutrição é utilizada e que muda muitos quadros. Comer de maneira balanceada fará com que suas mãos estejam melhores. O que entra pela sua boca termina nos seus dedos

Sei perfeitamente que muitas pessoas irão atirar pedras em defesa dos cremes para mãos esfoladas, mas para não responder nada desnecessariamente não recomendo também imã no pulso, nem braceletes mágicos ou colares de quarto…

Tradução autorizada de: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.