Como a escalada pode informar nossa resposta às mudanças climáticas?

Por Jeff Lodas

Os hábitos negativos de um escalador em uma escalada desafiadora são surpreendentemente semelhantes aos modos como nossa sociedade está reagindo ao desafio da mudança climática. As técnicas e estratégias mentais que ensinamos no The Warrior’s Way seriam úteis para responder a esse desafio de maneira mais apropriada. O ambiente agora está em crise e os escaladores podem fazer parte das soluções.

Como todo escalador já deve ter experimentado, quando você tem medo de cair, suas habilidades mentais e físicas ficam comprometidas e você comete erros. No entanto, quando você possui o treinamento técnico, físico e mental adequado, toda a sua experiência na rocha é diferente e o desempenho é ideal. Idealmente, você se preparou minuciosamente para um objetivo específico e pode escalar sem pensamentos reativos, julgadores ou ilusórios. Sua atenção total está focada em perceber as coisas como elas são e em responder adequadamente. Esse treinamento mental tem um efeito cascata em tudo, desde a motivação até o desempenho.

A escalada em rocha tem um modelo de risco simples, com quedas e lesões. O resultado depende da habilidade da equipe com os sistemas de queda e corda e da natureza do terreno. Podemos designar zonas de sim-queda e não-queda com base nesse modelo, comparando a experiência da equipe com as consequências que estão enfrentando. No caminho da mudança climática, estamos atualmente em uma zona de sim-queda: no momento, ainda não estamos expostos a condições que estão além da nossa experiência para responder a elas.

Podemos tentar certas ações agora e a falta de resultados não seria instantaneamente catastrófica. Por exemplo, podemos regular os gases de efeito estufa e subsidiar a energia limpa em todo o mundo. Podemos fazer mudanças culturais ou desenvolver tecnologias sustentáveis ou geoengenharia de risco; existem muitas soluções que precisamos buscar. Se não tomarmos medidas eficazes em breve, o clima superaquecerá e criará condições prejudiciais a toda a vida, criando uma zona distinta de não-queda. No entanto, a analogia não é perfeita: na escalada, podemos ter um plano B; podemos evitar facilmente a consequência da queda recuando ou subindo sem cair. Com o clima, não há planeta B.

O medo é a nossa principal reação a preocupações de segurança, como zonas sem queda. Imagine os estressores previstos com as mudanças climáticas a curto prazo: temperaturas extremas, tempestades, secas, incêndios, doenças e inundações. Imagine as consequências: escassez de alimentos, água, energia, seguida de colapso econômico, migração em massa, estados de fortalezas e conflitos de recursos. A longo prazo, completamos a sexta extinção em massa, com a Terra travada em um caminho de estufa por milhares de anos. A mudança climática é um desafio sem precedentes no âmbito ou nas consequências.

Podemos aplicar alguns princípios básicos de guerreiro para responder adequadamente. O guerreiro não nega o desafio, nem deseja que ele não exista, ou espera evitá-lo, desistir dele ou assumir que será fácil. O guerreiro vê o maior desafio como a maior oportunidade, acolhendo experiências estressantes como amigos e professores. Essa mudança faz toda a diferença em nosso processo de pensamento e na tomada de ações eficazes. Nos concentramos em como melhor enfrentar o desafio de forma criativa, aprender com esse processo e até encontrar diversão em circunstâncias adversas.

Reunimos informações objetivas, tomamos decisões subjetivas e fazemos a transição para a ação. Com a mudança climática, existem muitas facetas para as soluções: a humanidade pode aprender a cooperar em um novo nível globalmente, fazer os ajustes necessários nos sistemas políticos e econômicos. No nível individual, apresenta uma oportunidade de praticar a redução do tribalismo e reagir com medo e aumentar a auto atualização, uma sabedoria e sinônimo de cuidados sábios com o planeta.

Ao escalar, estabelecemos uma meta e seguimos o caminho de menor resistência para atingir essa meta. Se tentarmos alcançar uma meta sem reunir informações objetivas suficientes, podemos acabar seguindo um caminho que leva a um beco sem saída, ou podemos cometer algum outro erro caro devido à falta de preparação. Por outro lado, se seguirmos o caminho de menor resistência sem estabelecer uma meta, raramente podemos sair do sofá. Com as metas de escalada a longo prazo, escolhemos algo além de nossa capacidade atual. Em seguida, estabelecemos metas de curto e médio prazo para nos mover nessa direção.

Qual é o nosso objetivo a longo prazo para o planeta? Como indivíduos ou pequenos grupos, o mapeamento do terreno com uma meta e um caminho cria clareza, alinha nossos esforços e os coloca em uma ampla perspectiva. Se nosso objetivo fosse uma forma de vida confortável na Terra, isso exigiria a manutenção de ecossistemas, e a prevenção da mudança climática seria obrigatória.

Tornar-nos anfitriões apropriados deste planeta também é um pré-requisito para olhar mais longe: o objetivo de se tornar uma espécie espacial. Isso exigirá energia limpa abundante e a capacidade de terraformar um planeta, entre outras coisas. Poderíamos começar com a Terra, que agora estamos superaquecendo involuntariamente com gases de efeito estufa. Dar apenas alguns passos em direção a um desses objetivos provavelmente evitaria a crise climática.

Que outras crises a humanidade enfrentará em breve? Temos tecnologia moderna há apenas algumas centenas de anos, uma pequena fração da história humana, mas ela já nos deu imensos poderes e potencial destrutivo sem precedentes. Mesmo os subprodutos não intencionais da tecnologia podem ser ameaçadores, como é o caso dos combustíveis fósseis e dos gases de efeito estufa. Sobreviver à nossa infância tecnológica exigirá uma sabedoria prática, e o treinamento mental pode fornecer algumas ferramentas úteis. Se esses poderes crescentes forem combinados com essa sabedoria, alcançaremos qualquer objetivo que estabelecermos. Sem essa sabedoria, esses poderes provavelmente serão nossa ruína.

Estamos vivendo um momento de encruzilhada para a humanidade. Temos um potencial único de alavancar o futuro e também uma grande responsabilidade por isso. A ciência é bastante clara sobre a natureza das mudanças climáticas e o que precisa ser feito sobre isso. No entanto, não temos a vontade popular de implementar essas soluções. Historicamente, as únicas coisas que criam mudanças sociais duradouras são avanços tecnológicos ou mudanças culturais generalizadas. Este último é o lugar onde a maioria dos escaladores pode ser de grande ajuda.

Os escaladores podem ser os embaixadores das montanhas. Podemos nos comunicar sobre as mudanças climáticas e ter um impacto significativo na percepção do público. A escalada está em evidência mais do que nunca, e isso é favorável. O ativismo em nome da natureza faz parte de nossa herança como escaladores, e alguns atletas, varejistas e organizações sem fins lucrativos de hoje assumiram essa responsabilidade.

Agora, precisamos que todos os escaladores sigam o exemplo, se eduquem sobre as questões e se manifestem através dos canais que temos: em nosso trabalho, criativa, técnica e politicamente. Comece conversando. Ouça as opiniões das pessoas, compartilhe sua perspectiva e incentive-as a dar um passo em direção ao desafio. O objetivo a curto prazo é gerar demanda popular por ações efetivas sobre as mudanças climáticas em nossas comunidades e organizações, para nos levar a um futuro sustentável neste planeta.

Se o leitor deseja conselhos mais tangíveis, detalhados e orientados para a ação sobre as mudanças climáticas e como discuti-las, aqui está uma coleção de recursos, criada por Ilana Stout. Também elaborei uma lista de links sobre escalada e mudança climática especificamente e também informações gerais sobre clima. Este artigo apenas arranhou a superfície dos problemas, enquanto omitia outros. Minha intenção é fazer com que o leitor pense nessas coisas, entendê-las mais claramente e incentivar a conversa.

Dica prática: Comece a falar

  1. Informe-se: Reúna sistematicamente informações objetivas, objetivas ou resumos e opiniões que sejam estreitamente baseados nessas informações.
  2. Converse: inclua as pessoas que concordam com você e as que não concordam. Seja honesto e direto, com as pessoas à sua volta.
  3. Observe-se: Reflita sobre qualquer reatividade interna que você possa ter notado neste processo. Observe e responda a isso com a mesma honestidade e bondade que você ofereceu aos outros.

As ações tomadas com base nessas informações, conversas e reflexões serão mais eficazes, motivadas por um genuíno senso de responsabilidade.

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.