Um das tarefas mais “dolorosas” que existem para um escalador, é o momento de cortar um pedaço da sua corda de escalada.
Os motivos que levam a uma pessoa cortar uma corda de escalada são muitos, entretanto o mais comum é que parte está desgastada (com a alma aparecendo).
O processo de se cortar uma corda de escalada é simples, entretanto parece ser ignorado por escaladores mais inexperientes.
Os materiais utilizados para cotar uma corda são:
- Canivete (ou faca) afiado (a)
- Esparadrapo (de boa aderência)
- Táboa de cortar carne
- Isqueiro
1 – Identifique o local do desgaste e marque o local do corte
Quando a capa de uma corda começa a de desgastar, a sua alma começa a ficar exposta.
Este é o momento desta parte da corda ser cortada.
Com um esparadrapo (não utilize esparadrapo para peles sensíveis) enrole a parte da corda a cortar de maneira bem apertada.
O esparadrapo servirá de referência para o local onde será realizado o corte, portanto realize com precisão (não deixe torto).
Uma volta e meia é o suficiente.
2 – Utilize um canivete e faça o corte
Com o canivete (ou a faca) faça movimentos de “vai-e-volta” de maneira suave e constante. Somente pare os movimentos quando tiver certeza que a corda foi cortada.
O corte deve ser feito bem justo da linha do esparadrapo, e perpendicular ao eixo da corda.
3 – Queime a ponta cortada
Com o auxílio de um isqueiro queime a ponta da corda até que visivelmente o contorno do esparadrapo esteja ligeiramente queimado, e a corda esteja “derretida”.
Durante a queima faça movimentos circulares, de preferência com a parte azul da chama do isqueiro.
4- Apoie a ponta queimada sobre uma superfície lisa
Imediatamente após a queima da ponta, apoie a ponta em uma superfície lisa suavemente (lembre-se que não apoiar nem fazer força, sua corda não é uma bituca de cigarro)
Ao apoiar a ponta suavemente, não faça movimentos apenas retire da superfície lisa após 2 ou 3 segundos.
5 – Verifique a finalização
Após a secagem da ponta, verifique se não há nenhum “pelinho” solto na ponta e se o esparadrapo está ajustado.
6 – Considerações finais
Se a sua corda tiver o meio já marcado de fábrica (popularmente conhecido como “meiada”), existe a necessidade de cortar a outra ponta também: MESMO QUE A OUTRA PONTA NÃO TENHA NENHUM PROBLEMA.
A parte descartada serve de gabarito para o tamanho que deve ser cortado na outra ponta da corda.
O motivo deste procedimento é simples: caso alguém esteja utilizando a corda, incluindo você mesmo, não ficar pensando que esta marca do meio está efetivamente marcando o meio da corda.
O procedimento de cortar as duas pontas evita acidentes e mal entendido.
Caso opte por não cortar as duas pontas da corda, você estará assumindo o risco , e responsabilidade, de um acidente acontecer.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Perfeito!
Fiz muito isso por causa dos ginásios indoor.
…e continuo fazendo qdo necessário.
A única diferença que parece não ter importância é que eu cortava o esparadrapo tb.
Parecia me dar mais firmesa ao corte.
…mas acho q tanto faz!
Bjs, Patricia.