Novo design futurista de barraca suporta ventos de até 95 km/h

Pergunte a quem participa de expedições em ascensões de alta montanha, qual é o ponto que mais incomoda? Muitos podem dizer que é o frio, mas seguramente outro tanto responderá que é o vento. Não é segredo para ninguém que uma barraca para acampar da beira da praia, não é indicada para ir à montanha. Seguindo esta mesma lógica, uma barraca que “aguenta bem” na montanha, como Patagônia e Alpes, muito provavelmente não irá durar muito em alta montanha.

Em um dia comum em alta montanha, a possibilidade de haver ventos de 80 km/h não é raro de acontecer. Por isso mesmo que em expedições, há a necessidade de montar uma espécie de “bolha isolante” do ambiente hostil que por ventura possa estar fazendo na montanha.

Pensando em inovar para não ficar para trás nas disputas de melhor barraca para alta montanha, a marca americana The North Face anunciou recentemente um modelo novo de sua Geodome 4. O modelo é uma barraca em forma de esfera que abriga confortavelmente quatro pessoas e, segundo o fabricante, possui capacidade de suportar de maneira sólida ventos de até 96,5 km/h (60 milhas por segundo).

alta montanha

Barraca com e sem a capa

Sua resistência acima da média tem um motivo simples: o design futurista e revolucionário. O modelo abraça fortemente o princípio de “faça mais com menos”. O modelo foi criado no Japão, somente estará vendido no país. A marca não informou se tem intenções de deixá-la disponível em todo o mundo.

Ao todo a estrutura geodésica pesa 11,07 quilos, e pode ser dividida entre os membros da expedição. Aparentemente a montagem da barraca parece difícil, mas a sua altura interna de 2,1 metros garante o conforto dos montanhistas. A área inferna é de 2,30 x 2,18 m (uma elipse de área 15,75 m² aproximadamente).

alta montanha

O modelo Geodome 4 será comercializado em duas cores: amarelo e azul (cores da capa externa). Entretanto tanta inovação, além de qualidade, refletiu no preço: US$ 1.635,00 (aproximadamente R$ 5.366,23).

Lembrando que uma barraca destas não é voltada ao público mochileiro, mas para quem realiza expedições em alta montanha (com vários patrocinadores).

alta montanha

alta montanha

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.