“Come As You Are”: Filme documenta a vida das mulheres Route Setter

O filme “Come As You Are”, lançado na semana passada, documenta a vida das mulheres Route Setter. A saber, o segredo da formação de bons atletas de escalada esportiva está no expertise de um Route Setter.

Como todos sabem, um profissional se destacar, em qualquer profissão, deve ter acima de tudo talento e muita dedicação. Já é um fato aceito por quem administra bem a escalada esportiva que o apadrinhamento, favorecimento, proteção e favoritismo de quem se auto intitula um Route Setter atrasa o crescimento do esporte.

Há muito que a escalada esportiva deixou de ser baseada somente na preparação física. Um atleta tem de ter repertório de movimentos e quem consegue prover isso é um bom Route Setter.

Muito antes de que se reclame que em seu espaço de treinamento, ou mesmo país que escala, não há estrutura, reflita se o route setter que lá trabalha é de qualidade. Mas atenção: Há muitos que ostentam o título, mas que o ganharam de presente por apadrinhamento e favorecimento, mas não por merecimento.

Habilidades para trabalhar em equipe, ter ideias inovadoras e criativas que contribuam para o desempenho das atividades e para os fluxos e processos de treinamento de escalada são esquecidos por quem se beneficiam dos nepotismos em quem administra ginásios e competições de escalada.

No Brasil houve um workshop internacional de route setting em 2022 com Jackie Godoff, considerado o melhor profissional existente no mundo. Importante destacar que o evento foi organizado por uma academia particular e não por nenhuma entidade representativa de escalada ou que organiza campeonatos.

O que é Route Setting?

Quem pratica o Route Setting é o route setter. O Route Setting é o processo de criar/fazer/desenhar as vias na parede. O profissional route setter tem o trabalho mais importante em uma academia de escalada, pois ele tem o papel de escolher os pontos de apoio e colocá-los nas posições certas para criar as escaladas para todos, desde iniciantes até profissionais.

O Route Setting é uma disciplina mais complexa do que se pode imaginar, pois o route setter considera a parede como uma tela em branco, colocando cuidadosamente diferentes agarras na parede, ajustam conforme necessário e definem subidas que todos os níveis de experiência na academia irão desfrutar.

‍Entretanto, apenas por ter escalado em competições por vários anos, ou por ser apadrinhado por alguma federação não credencia ninguém a ser um route setter. O Route Setting leva anos para dominar e é um processo constante de aperfeiçoamento, inspiração e inovação.

Um grande route setter está genuinamente interessado na disciplina e está constantemente na vanguarda de seu campo, acompanhando os últimos desenvolvimentos de academias de escalada em todo o mundo e competições globais. Eles têm uma compreensão profunda de diferentes agarras de escalada, vários layouts de parede, movimento do corpo e posicionamento do corpo, para então traduzir isso em subidas, colocando as agarras certas na posição certa na parede.

Infelizmente há poucas mulheres Route Setter no mercado.

Já se perguntou porque alguns atletas não conseguem chegar a uma semifinal, ou final, de competição internacional? São vários motivos, mas o principal deles é a maneira com a qual quem organiza os campeonatos de escalada escolhe os route setters e os forma.

Mulheres Route Setter

O curta-metragem “Come As You Are” é uma carta de amor às mulheres Route Setter para o desenvolvimento das vias e dos espaços que escalamos. Um recurso para quem já se sentiu como se não pertencesse à configuração de rotas ou a um espaço de escalada.

“Come As You Are” é, portanto, um filme de mulheres Route Setter para capacitar e aumentar a visibilidade mostrando 6 profissionais internacionais convidadas para trabalhar, brincar e trocar ideias durante dois dias no Elys boulderloft em Basel, Suíça.

As protagonistas do filme são :

  • Alannah Yip – Atleta olímpica, competidora do IFSC
  • Natalie Bärtschi – Competidora do IFSC, campeã suíça de boulder
  • Friederike Traub – Route Setter internacional e designer
  • Nataleigh Bell – Primeira mulher a ter um título nacional na Bélgica, Route Setter internacional

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.