Escalador cai 25 metros e morre – Acidente causa comoção na comunidade escaladora do Canadá

Na semana passada Ken Anderson, de 33 anos, estava escalando com sua namorada, Gisely Ferraz, em um 6b francês (6º sup brasileiro) de mais de 300 metros, na área de escalada conhecida como Chief, em Squamish (Canadá). Ambos estavam escalando em uma via que Ken já havia escalado muitas vezes na sua carreira de escalada, incluindo algumas ascensões em estilo solo. Dentro da comunidade de escalada canadense, Anderson era considerado um experiente escalador e esporadicamente também praticava escalada em estilo solo em várias vias de Squamish.

A via Parallel Passages era considerada fácil para ele. Por esse motivo não colocou nenhum tipo de proteção nos últimos 25 metros de escalada. Em uma entrevista dada à revista norte-americana Rock and Ice, sua namorada Gisely relatou que uma agarra quebrou quando todo o peso de Ken Anderson estava nela. A quebra da agarra fez com que ele caísse 25 metros e durante a queda chocou-se em três platôs diferentes.

Gisely teve de escalar sem colocar proteções e sem segurança por um trecho da via graduada em 6a+ francês (6º brasileiro), para poder chegar onde Ken estava. Segundo relatos na mídia especializada canadense, o escalador não estava usando capacete. Após um outro escalador, o qual que estava na área também escalando, chamar a Real Polícia Montada Canadense, o resgate do corpo foi acionado. O resgate chegou após 30 minutos do acidente, porém a localização da dupla era a 150 metros de altura, o que exigiu manobras consideradas difíceis, levando 4 horas para efetivar todo resgate.

Ken Anderson, não era muito conhecido fora do Canadá, mas era figura destacada no cenário da escalada de seu país. Dentro do Canadá era conhecido por ser amante da escalada clássica, modalidade na qual se destacou com a ascensão de inúmeros oitavos graus franceses. Anderson era um dos grandes impulsionadores da escalada de Squamish.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.