Pedra Grande em Minas Gerais é ameaçada por mineradora

Segundo cidadãos locais, a Pedra Grande está sofrendo ameaças por uma conhecida mineradora. Ao gravar um pedido de ajuda nessa luta pela preservação do local, uma placa da empresa Usiminas foi ‘encontrada’.

Um vereador de Igarapé, Minas Gerais, contribuiu com a disseminação do protesto, informando, inclusive, dia e horário para um manifesto em defesa da Pedra Grande. Confira mais detalhes a seguir.

Pedra Grande sofre risco de exploração por mineradora local

Foto: Prefeitura de Igarapé

Foto: Prefeitura de Igarapé

A Pedra Grande fica situada a mais ou menos 40 quilômetros de Belo Horizonte, entre os municípios de Igarapé e Itatiaiuçu. Lá é o principal pico de campo, escola de escalada de toda a região e nós temos atualmente na pedra grande 300 vias entre boulder esportivas e imóvel. Além da escalada, tem bicicleta… pessoal da mountain bike.

Vai muito caminhante lá para ver o nascer do sol e o pôr do sol é o principal recurso natural de toda a região, sendo também o pico culminante, ela é vista há mais de 100 quilômetros de distância numa região montanhosa. É um estandarte que nós temos um estado.

Lá já sofre com mineração há mais de 30 anos da Usiminas e essa mineração vem avançando em direção à Pedra Grande. Essa semana foi colocado uma placa limitando o acesso às pessoas sem autorização.

De acordo com lideranças locais, a pedra vai começar a ser minerada. Já tem um projeto da prefeitura para criação de monumento natural, mas esse projeto não anda já tem alguns anos. Estamos fazendo um abaixo assinado, procurando o poder público para a gente conseguir tombar a Pedra Grande e ser criado uma APA (Área de Proteção Ambiental) para conseguirmos protegê-la. – explicou um dos envolvidos no manifesto em defesa da Pedra Grande.

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Anúncio de vereador local repercute o caso da montanha

Vereador de Igarapé, Elias Charles Evangelista (PTB) está apoiando esse manifesto e publicou em sua rede social um vídeo com mais detalhes da atual situação. No Instagram do vereador (@elias_vereador_) é possível assistir o vídeo completo.

Segundo o vídeo circulado pelos defensores, haverá um manifesto no dia 07 de setembro em defesa da montanha (SOS Pedra Grande).

Grupo de Defesa Ambiental Guará organiza manifesto contra mineração

Venha se juntar a nós no evento final do Grupo de Defesa Ambiental Guará: a última caminhada na Pedra Grande! No dia 07 de setembro de 2023, a partir das 8 horas da manhã.

Essa caminhada representa mais do que uma simples jornada. É um símbolo de resistência e determinação, uma oportunidade de afirmar nossa posição em defesa do patrimônio cultural e ambiental que pertence a todos.

Prepare-se para desfrutar de uma experiência enriquecedora, cercado por pessoas que compartilham dos mesmos valores e da mesma paixão pela proteção da natureza. A caminhada será uma chance de conectar-se com a natureza, apreciar a grandiosidade da Pedra Grande e demonstrar nosso comprometimento em preservar esse tesouro.

Pedimos que esteja pronto e equipado para uma atividade ao ar livre. Lembre-se de trazer água, protetor solar, calçados confortáveis e muita disposição para se conectar com a natureza.

Sua presença é fundamental para o sucesso desse evento e para dar voz à nossa luta em defesa do meio ambiente. Confirme sua presença. – disse Elias Charles Evangelista (PTB), vereador de Igarapé, MG.

+ “Come As You Are”: Filme documenta a vida das mulheres Route Setter

Foto destaque: Turismo em Minas Gerais

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.