Escalador free-solo sobrevive à queda nos Estados Unidos

Para realizar a escalada free-solo é preciso estar ciente dos riscos dessa atividade. No entanto, apesar de praticar ou se preparar para determinada escalada, o perigo permanece ali.

Em novo episódio de ferimentos derivados de um free-solo, um escalador precisou de resgate técnico.

Em todo caso, sobreviveu a uma queda de cerca de 30 metros na Direct East Face, First Flatiron, Estados Unidos. Veja mais a seguir.

+ Pedra Grande em Minas Gerais é ameaçada por mineradora

Escalador free-solo sobrevive à queda de 30 metros

Quando se fala em free-solo, Alex Honnold é um dos primeiros a aparecer na conversa. No entanto, Honnold não é o personagem da vez. Um escalador do estilo solo livre, que não é o fora de série Alex, escalava pela Direct East Face, First Flatiron, Colorado, Estados Unidos.

O escalador de Boulder, de 22 anos, estava perto do topo da subida quando caiu em uma rocha de baixo ângulo e pousou em uma saliência abaixo. Sofreu ferimentos graves e precisou de resgate técnico, mas esta saliência salvou sua vida.

Sua dupla também sofreu ferimentos graves, mas continuou até o topo e pediu ajuda. Outra dupla de escaladores próximos alcançou o mais ferido e prestou os primeiros socorros até que mais ajuda chegasse.

Em seguida, equipes de resgate e paramédicos do Rocky Mountain Rescue Group escalaram para fornecer cuidados adicionais.

O escalador ferido foi baixado até a base da rota em uma tala a vácuo de corpo inteiro e maca. Ele foi então evacuado para o início da trilha e para o hospital.

+ Veja a notícia na íntegra

Acidentes em First Flatiron

Este último episódio aconteceu na noite de 10 de julho. Várias agências trabalharam juntas neste resgate, incluindo o Gabinete do Xerife do Condado de Boulder, City of Boulder Open Space and Mountain Parks, American Medical Response e Rocky Mountain Rescue Group.

Em suma, houve vários acidentes em solo livre nesta rota ao longo dos anos. A título de informação, existem registros de pessoas se aventurando na escalada free-solo local calçando tênis, por exemplo. De fato, negligências como essa apenas aumentam as estatísticas na pedra.

 

Foto destaque: Divulgação/Brandon Pullan

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.