Presidente da comissão médica da IFSC deixa cargo após desavenças

A comissão médica da IFSC realizou investigações e controles exaustivos a respeito da extrema magreza de muitos atletas do mais alto nível e vários deles fizeram chamadas públicas para agir sobre o assunto e garantir a saúde de todos.

Essa é uma situação que preocupa os estabelecimentos médicos há anos. Após tantas desavenças, o presidente da comissão médica se demitiu por não aceitar omissões por parte da federação internacional.

+ Alex Honnold e outros escaladores irão estrelar filme de terror

Dr. Eugen Burtscher deixa International Federation of Sport Climbing

Foto: Österreichischer Alpenverein

Foto: Österreichischer Alpenverein

O austríaco Eugen Burtscher e seu membro Volker Schoeffl deixaram a IFSC. Presidente e membro se recusaram a seguir o modelo de trabalho pela federação, mas expuseram seus motivos.

Burtscher tomou essa decisão devido à inação da IFSC diante do problema RED-S, sigla que define a patologia conhecida como síndrome de deficiência energética relativa no esporte, anteriormente referida como anorexia atlética.

Em síntese, RED-S consiste num desequilíbrio entre o gasto energético e a ingestão calórica. E está na origem de múltiplas alterações fisiológicas que afetam o metabolismo, a função menstrual, o sistema imunitário, a saúde óssea e cardiovascular, a síntese proteica e a saúde mental. É, portanto, uma condição que pode ser muito grave para a saúde de quem a sofre.

Conflito de interesses gera demissões na IFSC

Foto: Climbing Medicine

Foto: Climbing Medicine

Em suma, o médico alemão Volker Schoeffl tornou público o motivo de deixar a comissão médica da IFSC:

Como médicos não podemos mais aceitar a omissão da IFSC em relação aos problemas de RED-S de nossos atletas. Sou membro da comissão médica desde a fundação da IFSC em 2009. Durante esse período, alcançamos muitas metas para o bem-estar de nossos atletas.

No entanto, a política atual em relação ao RED-S é inaceitável. Trabalhamos com o assunto há mais de 10 anos. Coletamos muitos dados, medimos o índice de massa corporal em todos os eventos da Copa do Mundo do ano passado e desenvolvemos planos muito profundos para detectar e ajudar atletas com esses problemas.

Passamos muitas horas em reuniões e no escritório montando um novo e melhor sistema de tomada de decisão e acompanhamento. Como consequência, agora temos os dados mais aprofundados sobre esse tópico de todas as disciplinas esportivas. Apontamos o problema e as possíveis soluções ao diretor esportivo e à diretoria de forma contínua e repetida.

No entanto, o único reconhecimento que recebemos foi a difamação e o desânimo. Resumindo, a IFSC esteve disposta a tomar outras medidas em relação a este importante problema de saúde para seus atletas e está ativamente atrasando qualquer decisão que leve a uma ação tão necessária.

Resposta da International Federation of Sport Climbing

"Foto:

Durante uma reunião do Conselho Executivo, a International Federation of Sport Climbing tomou nota das renúncias apresentadas pelo Presidente da Comissão Médica e Antidopagem Eugen Burtscher e pelo membro Volker Schoeffl, agradecendo-lhes por seus serviços ao esporte e a saúde dos atletas.

Proteger o bem-estar dos atletas é o objetivo principal da IFSC e, portanto, a implementação e aplicação de um conjunto robusto de regras para a saúde dos atletas e a justiça da competição são fundamentais. Isso também inclui a implementação de programas e processos educacionais para nossos concorrentes, independentemente de sua forma e tipo físico.

A IFSC está alinhado com o Comitê Olímpico Internacional (COI) em relação à saúde dos atletas: conforme anunciado em janeiro deste ano, a partir de 2024 a IFSC adotará uma abordagem holística que não se baseia apenas em parâmetros de IMC, que por si só não são suficientes para determinar o estado de saúde em detalhes.

A IFSC sustenta que a saúde dos atletas é de suma importância e, portanto, as condições biopsicossociais que os cercam devem ser levadas em consideração para prevenir e tratar as causas profundas da deficiência energética relativa no esporte (RED-S) . Nesse contexto, a abordagem adotada até 2022, baseada apenas no IMC, não atende às expectativas da IFSC na promoção do esporte saudável. Além disso, o Conselho tem sido informado de iniciativas que não se enquadram nos protocolos aprovados.

No início deste ano foram também aprovadas medidas transitórias para a época de 2023, com o objetivo de envolver as Federações Nacionais no acompanhamento dos seus atletas. Porém, diferentemente de 2022, a Comissão Médica não realizou exames durante a temporada de 2023, por isso a Diretoria instruiu que os exames sejam realizados a partir de agora, sob estrito controle da IFSC.

A IFSC também concluirá e confirmará o plano para a política RED-S 2024, adequado e apropriado para a saúde do atleta, seguindo o cronograma aprovado anunciado no início deste ano.

+ Declaração oficial da IFSC

Foto destaque: Reprodução/Blogdescalada

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.