Roupas de compressão: para que elas servem?

Com o tempo algumas roupas e técnicas utilizadas por alguns atletas de alto desempenho ficam na moda e atletas amadores começam a utilizar livremente a tecnologia.

Desde que muitos jogadores de futebol apareceram com o corpo todo cheio de fitas kinésio tape na copa do mundo da África, muitos adotaram a técnica.

O mesmo acontece agora com as roupas de compressão: roupas de academia (camisas, calças, mangas e meias).

Mas você sabe para que elas servem? Elas realmente funcionam?

Benefícios

Antes de qualquer explicação deve-se ter em mente que as roupas de compressão possuem diversas finalidades e seguramente é muito mais do que proteger do frio.

Produzidas de elastano e altamente elásticas tem como função comprimir a musculatura, facilitando assim a recuperação muscular, além de evitar a fadiga muscular.

Aumentando a pressão nos músculos, a circulação sanguínea é facilitada pois aplica um certo grau de pressão sobre áreas específicas entregando assim ao sangue oxigênio para os músculos que estão sendo exigidos na atividade permitindo que o corpo se esforce por mais tempo.

Assim o atleta consegue potencializar o seu desempenho durante a atividade física

Foto: http://vertics.eu/

Foto: http://vertics.eu/

Os materiais usados nestas roupas de compressão permite que se ajustem aos contornos do corpo, reduzindo as ondas de choque e vibrações geradas quando o atleta está chegando ao limite do esforço físico.

Assim significa menos danos nos tecidos moles e menos dor pós-exercício, pois diminui o acúmulo de ácido lático, reduzindo a vibração muscular tornando a contração dos músculos muito mais eficiente.

Para quem tem problemas de circulação é uma peça de roupa indicada para contornar este problema.

Porém para o uso de roupas de compressão não basta apenas comprá-las, deve-se pedir aconselhamento de um fisiologista ou um outro médico especializado.

Se você não possui nenhuma contra indicação do seu médico, vale a pena experimentar e comprovar os benefícios que essas roupas podem trazer a sua saúde e ao seu desempenho.

Importante salientar que as roupas de compressão otimizam o funcionamento muscular, previnem câimbras e estiramentos, porém não são indicadas para curar estes incidentes.

Uma vez com dores musculares por qualquer que seja o motivo, as roupas de compressão não irão curar, elas servem para prevenir, portanto caso a pessoa já esteja lesionada deve procurar curar-se para depois fazer uso das mesmas.

Material

Ao contrário do que possa parecer as roupas de compressão não é uma Lycra qualquer, e nem deve ser encarada com tal, pois ela é projetada para aprimorar o fluxo sanguíneo e isso demanda estudo e conhecimento técnico.

O material deve ser respirável com características anti-microbianas, além de ser respirável (evaporação do suor e não acúmulo de água).

A compressão deve ser uniforme, e bem distribuída, portanto deve-se tomar cuidado com produtos genéricos disponibilizados no mercado.

A compressão é estudada minuciosamente no seu projeto de construção, e apenas estar justa e apertar os músculos não significa que funciona.

Porém, existem muitos fabricantes os quais alguns dizem que as roupas foram projetadas para o uso específico a um determinado esporte.

Cabe ao usuário, após aconselhamento médico especializado, saber escolher analisando o material, preço, benefícios e preço.

Quanto maior a tecnologia empregada no equipamento, maior será seu preço e por isso sempre desconfie de produtos muito baratos e de origem duvidosa.

Foto: http://copperfitwearreviews.com/

Foto: http://copperfitwearreviews.com/

Realmente Funciona?

Antes de sair comprando qualquer roupa de compressão, tenha em mente o seguinte detalhe: este tipo de equipamento potencializa a sua musculatura de fato.

Se você possui baixa potência muscular, ou em outras palavras possui baixa resistência ou explosão, as roupas de compressão irá funcionar proporcionalmente à sua capacidade.

Resumindo: se tiver baixa força, estará potencializando baixa potência. Algo como colocar gasolina de aviação em um carro de motor 1.0, irá fazer pouca diferença sendo quase imperceptível.

Quando maior o poder do motor, maior será a potencialização que a roupa de compressão trará.

Roupas de compressão não é para utilizar como moda, e sim para potencializar a preparação física de quem possui preparação física alta.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.