Caminho de Santiago: Qual deve ser a preparação física mínima para um peregrino?

O Caminho de Santiago exige muitos conhecimentos específicos do peregrino para que não passe muita dificuldade nos quilômetros que caminhar. Já foi abordado aqui na Revista Blog de Escalada uma guia completo de equipamentos essenciais, incluindo até uma matemática efetiva (e testada) de preparar a mochila.

Porém a segunda maior dúvida de quem vai fazer o Caminho de Santiago é sobre a preparação física. Caminhar por volta de 25 a 30 km por dia (esta é uma média, não uma regra) exige uma certa preparação física básica. Para quem é completamente sedentário (a), certamente passará dificuldade e, em um caso extremo, pode ser que sequer volte vivo da atividade.

O Caminho Francês, considerado o mais tradicional, possui um total de 777 km (Saint-Jean-Pied-de-Port a Santiago de Compostela) e maioria das pessoas ambicionam fazer tudo em 30 dias, a média de km por dia é de 25,9 km por dia. Nessa média, levando em conta uma velocidade de 5 km/h, daria um total de pouco mais de 5 horas de caminhada diária. Portanto, este deve ser o número que se deve trabalhar para fazer preparação física.

Pessoa que pratica esporte

Caminho de Santiago

Foto: Mary Stone | https://akseac.com

Quem pratica regularmente algum esporte, preferencialmente aeróbico, muito provavelmente não sentirá nenhum problema. Porém, olhando com prudência, é aconselhável, pelo menos alguns meses antes, fazer caminhadas com o calçado e a mochila que será usado no Caminho de Santiago.

Preferencialmente, caso seja possível, em terreno que não seja asfaltado. Procurar fazer trilhas de dificuldade fácil a moderada, por até uma hora, é o ideal para se preparar fisicamente e mentalmente para o Caminho de Santiago. A atividade é uma ótima oportunidade de também verificar se o peso da mochila está adequado e aprender a regular o equipamento (botas, meias, mochilas, etc).

Como explicado no início do artigo, a média de tempo de caminhada por dia é de aproximadamente 5 horas. Quem é mais experiente no Caminho de Santiago recomenda descansar por até 30 minutos a cada 1h30min de caminhada. Portanto o total médio de tempo percorrendo um trecho do caminho (os quais são distribuídos em mapas gratuitos aos peregrinos), é de 6h30 a 7h30.

Por isso, o recomendado para quem já pratica uma atividade, é treinar em um hiking, ou trekking, com caminhadas ininterruptas de 1h30 (em terreno de baixa a média inclinação).

Semissedentário

Caminho de Santiago

Caminho de Santiago

Aqueles que não praticam esportes devem começar pelo menos três meses antes do Caminho de Santiago um treinamento progressivo em duração e intensidade. O ideal é consultar um profissional de Educação Física. As assessorias esportivas, as quais prioritariamente cuidam de pessoas que se dedicam a correr, é uma boa prática, pois estes profissionais sabem como preparar pessoas gradativamente para caminhas ou corridas.

Portanto, converso com estes profissionais para realizar realizar um teste de estresse, pois o Caminho de Santiago não é um passeio de domingo para caminhar 2 ou 3 km/hora. Se for possível caminhar para o trabalho, não deixe de fazer. Esta atitude ajuda na preparação.

Biologicamente falando, uma pessoa andando, no plano, a velocidade é de 5 a 6,5 km/h. Ressaltando o detalhe que qualquer pessoa à medida que vai cansando, esta velocidade diminui.

Foto: https://www.walking-europe.co.uk

Caso trabalhe em escritórios, dispense o elevador e se desafie a diariamente subir pelas escadas. Uma outra prática é ir quando ir ao shopping center, estacionar na vaga mais longe possível do elevador e da mesma maneira que no escritório, optar por utilizar as escaladas que não são rolantes.

Para caminhadas no parque, comece com uma hora e aumente gradativamente a duração para duas horas ou mais. Não fique obcecado com a velocidade. Trata-se de adquirir resistência e fortalecer os músculos. Varie o itinerário a cada dois dias, pois no Caminho de Santiago irá enfrentar um terreno diferente a cada dia.

Lembre-se sempre que antes das caminhadas deve fazer exercícios de mobilidade articular no pescoço, ombros, cintura, joelhos e tornozelos. Faça também alongamentos suaves antes de cada caminhada e depois dela.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.