Alex Megos: A biografia de um dos maiores escaladores esportivos da história

Não sabe quem é Alex Megos?

No ano da estreia dos Jogos Olímpicos do Japão, vários nomes estão sendo cotados para figurar no pódio. Quem acompanha mais de perto as competições de escalada (cobrindo, analisando e noticiando) coloca o jovem alemão Alex Megos, de 27 anos, como um dos favoritos a ficar entre os três colocados da competição.

Seus principais adversários, Tomoa Narasaki e Adam Ondra, já tiveram suas biografias publicadas aqui, na Revista Blog de Escalada. Fazendo uma rápida pesquisa, é possível verificar que nenhuma publicação dedicada ao universo outdoor dedicou um espaço para este jovem talento da escalada esportivo.

Quem é Alex Megos

Alex Megos

Foto: Adam Pretty

Alexander Megos nasceu em 12 Augusto de 1993, na cidade cidade de Erlangen no estado alemão da Baviera. Erlangen é uma típica cidade universitária que abriga a Universidade de Erlangen-Nuremberga (Friedrich-Alexander-Universität) fundada em 1742. A empresa de tecnologia Siemens mantém vários escritórios na cidade e é o maior empregador da região.

A Baviera, estado onde nasceu Megos, é o maior estado da Alemanha e um dos principais centros de escalada da Alemanha. Sendo bastante comum pessoas escalarem e praticarem algum tipo de atividade outdoor. O turismo desempenha também um papel importante na região, sendo a Baviera a principal região turística alemã. Adidas e Puma provêm deste estado de uma cidade a 14 km de Erlangen.

Megos começou a escalar aos cinco anos de idade, introduzido por seu pai. Sempre passeando com ele pela região, com seu pai escalou vias de até 300 metros aos 10 anos de idade. A partir de 2006, Megos treinou na seleção regional da Franconia da Associação de Escalada da Baviera e mais tarde na seleção alemã de escalada esportiva em Erlangen-Nuremberg.

Foram os escaladores Patrick Matros e Ludwig “Dicki” Korb, que treinaram (e ainda treinam) Megos desde o início. Já no ano de 2007, com apenas 14 anos de idade, Alex Megos encadenou seu primeiro 8a francês (9c brasileiro).

Dois anos depois, em 2009, Alex escalou seu primeiro 8c francês (11a brasileiro) com “Drive by shooting”. Para assombro da comunidade de escalada mundial, com apenas 18 anos, em 2011 encadenou seu primeiro 9a francês (11c brasileiro) com “San Ku Kai”.

Rendimento em competições

Alex Megos

Alex Megos

Alexander Megos participa ativamente de competições de escalada desde 2006, quando tinha 13 anos. O atleta já venceu dois campeonatos europeus juvenis em 2009 e 2010 e um vice-campeonato mundial juvenil em 2011. Para assombro de todos, em 2009, Megos venceu todas as competições individuais da European Youth Championships (EYC).

No ano de 2017 foi vice-campeão europeu em boulder e venceu em 21 de julho de 2018 sua primeira Copa do Mundo em Briançon, na França.

Megos também tem experiência nas competições festivas como o La Sportiva Legends, onde competiu várias vezes e já ficou em 2º e 3º lugar. Em 2018 ele conquistou o primeiro lugar.

Depois de se formar no ensino médio em 2012, se concentrou mais fortemente na escalada em rocha. Em 24 de março de 2013, conseguiu a primeira escalada à vista do mundo de uma via com um nível de dificuldade 9a francês (11c brasileiro) com a vi “Estado Critico” na Espanha.

Alex Megos

Alex Megos

Alexander Megos também é conhecido por repetições extremamente rápidas de difíceis vias de escalada. De meados de abril a meados de junho de 2014, em sua área de escalada, encadenou 9 vias de grau 9a a 9a+ francês e 8 vias de grau 8c+ francês, incluindo nessas uma das rotas mais difíceis da Suíça.

Um de seus feitos mais surpreendentes foi encadenar a mítica “Action Directe” dentro de duas horas desde a primeira tentativa, o que é um recorde. Além disso, Alex Megos garantiu em um único dia a ascensão da via “Biographie/Realization” (9a+ francês – 12a brasileiro) em Céüse (França).

Em 5 de agosto de 2020, após cerca de 60 dias de planejamento do projeto e treinamento específico, escalou o percurso “Bibliographie” na área de escalada francesa de Céüse, para a qual sugere um nível de dificuldade 9c francês (13a brasileiro).

Ao todo, em sua carreira, foram catalogadas cadenas de dificuldade elevada como:

  • 9c: 1 ascensão (necessita confirmação do grau)
  • 9b+: 1 ascensão
  • 9b: 3 ascensões
  • 9a+: 12 ascensões
  • 9a: 8 ascensões (2 à vista)

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.