Como aquecer corretamente para a escalada em rocha

Não existe um número preciso, mas é sabido que escaladores não possuem o hábito de aquecer antes de começar a escalar. A questão é cultural, pois muitos escaladores ainda acreditam que iniciar em uma via considerada fácil é o aquecimento ideal.

O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja no treinamento, na competição, ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação cinética e coordenativa além de prevenir lesões. Pelo alto índice de lesões em escaladores, é fácil intuir que a negligência do aquecimento é que produz estas lesões.

Portanto, preparar o corpo para encadenar um projeto, ou mesmo uma escalada descompromissada, é um passo essencial de qualquer escalador. Se ainda não possui seu próprio ritual de aquecimento, tente incorporar as sugestões abaixo em sua rotina de escalada para preparar seu corpo para o sucesso.

Fluxo sanguíneo

Procure ativar o fluxo de sangue de seu corpo. Dez minutos de caminhada, ciclismo ou corrida fazem o coração circular o sangue pelo corpo enquanto aquece simultaneamente os músculos das pernas, muitas vezes esquecidos.

Na maioria das vezes, a caminhada até a sua falésia preferida é suficiente. Porém, para quem vai em academias de escalada ou em lugares muito próximos de onde se estaciona o carro, não. Para locais muito próximos, tente passar pelo menos 10 minutos caminhando.

Alguns exercícios aeróbicos leves melhoram a circulação e começam a fornecer sangue e oxigênio a todos os músculos do corpo, abastecendo-os com o combustível necessário para o desempenho.

Soltando o corpo

O conceito clássico de alongamento envolve manter uma certa posição por 15 a 30 segundos. Pesquisas em ciências esportivas mostram que alongamento estático pode diminuir a produção muscular. Em contrapartida o alongamento dinâmico, com movimentos rotacionais, oferece mais benefícios aos músculos.

Além de ser benéfico, adiciona mais flexibilidade e simula os tipos de tensão que os músculos sofrem ao escalar. Biologicamente falando, os alongamentos dinâmicos lubrificam as articulações e tendões vitais para a escalada, aumentando o desempenho muscular e reduz o risco de lesões.

Importante lembrar que o alongamento estático não é ruim. Ele é útil nos dias de descanso e após a atividade física. Funciona como uma ferramenta suplementar para melhorar a flexibilidade geral.

Para soltar o corpo, os exercícios de giro do pescoço, das articulações do braço (com movimentos circulares para a frente e para trás) e avanços (lunges) são os tipos de exercícios mais indicados.

Início da atividade de escalada

Embora a maioria das pessoas acredite que precisa começar com escaladas bem abaixo do limite, a melhor sequência de aquecimento é aquela que aumenta em dificuldade até um pouco abaixo do seu máximo pessoal. Ou seja, não é apenas escalar uma única via, mas várias vias e ir subindo gradativamente a dificuldade.

Por exemplo, na escalada esportiva em rocha, na qual o escalador ambiciona encadenar um nono grau brasileiro, é interessante começar aquecendo em um 6º, depois 7º e, finalmente, um 8º. Durante a escalada, claro, deve-se priorizar movimentos suaves e evitar botes e dinâmicos.

Assim que escalar as vias, pare e descanse 10 minutos entre uma e outra linha.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.