IFSC classifica mais 12 atletas de escalada para as Olimpíadas de Tóquio 2020

O Torneio Seletivo que funcionou como o segundo pré olímpico do estilo ‘combinado’ em Toulouse, França, realizado entre 28 de novembro e 1º de dezembro. O evento deu acesso a mais 12 escaladores (seis homens e seis mulheres) para as próximas Olimpíadas de Tóquio.

As provas olímpicas de escalada estão marcadas para serem disputadas entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020. O grupo de atletas se une àqueles que já garantiram a vaga para os Jogos no último Campeonato Mundial disputado em Hachioji em Agosto deste ano.

Final masculina

A final masculina combinada foi disputada no sábado. Como as vagas decididas para Tóquio na fase de qualificação já estava definida, porque dois japoneses entraram na final e seu país cobriu a cota permitida pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) para os Jogos, a emoção foi diminuída.

A única novidade das finais era para saber quais escaladores estavam levando as medalhas da competição. Apesar disso, a final foi emocionante e muito competitiva. Foi apresentado por todos os escaladores bom ritmo e ótima qualidade técnica.

Os route setttes para a prova final masculina ficou a cargo de Manuel Hassler, Adam Pustelnik, Romain Cabessut, Matthias Woitzuck, Martin Hammerer e Remi Samyn. Nenhum escalador foi capaz de alcançar o topo no teste de vias de guiadas, enquanto no boulder houve poucos topos.

O japonês Kokoro Fujii foi o escalador mais regular da final. O tcheco Adam Ondra terminou em segundo, apesar de ter chegado à final um pouco fraco devido a problemas de saúde. Ondra caiu a dois movimentos do topo nas vias guiadas e terminou em terceiro no boulder. Outro japonês, Meichi Narasaki, acompanhou Fujii e Ondra no pódio.

Final feminina

O Japão também foi o país dominante entre as mulheres na final. Mesmo assim, por culpa da atitude contestável da federação japonesa, nenhuma das atletas finalistas japoneses em Toulouse estará em Tóquio.

A final feminina teve como principal incentivo saber qual das duas escaladoras eslovenas receberia a passagem para Tóquio: Mia Krampl ou Lucka Rakovec. Somente uma delas poderia ocupar o lugar porque Janja Garnbret já havia garantida a vaga em Hachioji.

A vitória foi para a japonesa Futaba Ito, que assinou uma rodada quase perfeita no boulder, com três topos, terminando em primeiro. Ito teve boa participação também na velocidade, onde terminou em quarto. Em dificuldade, foi a sétima.

Julia Chanourdie ficou em segundo lugar em Toulouse (segundo lugar em vias guiadas, terceiro em velocidade e quinto em boulder). Mia Krampl fechou o pódio com a vitória em vias guiadas e o sétimo lugar em boulder e velocidade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.