Montanhismo é declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO

O montanhismo, em todas as suas vertentes, foi aprovado para ser Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Conforme anunciado pela Revista Blog de Escalada em 2018, a candidatura, apresentada pela Itália, França e Suíça; foi aprovada por unanimidade na XIV sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO (ICH), em Bogotá.

O trabalho foi alcançado por meio da coordenação entre as partes interessadas nos países mencionados. Especificamente por:

  • Um grupo piloto central de seis representantes representando corpos de montanhas, guias de montanha, clubes alpinos e uma universidade.
  • Consulta e conferências com um grupo piloto maior, com representantes adicionais dessas organizações, em particular clubes alpinos suíços e italianos e associações de guias de montanha.

Como o montanhismo não é apenas uma atividade física que requer qualidades atléticas e experiência técnica. Defini-lo simplesmente por atividades como a exploração de paisagens fascinantes ou a busca de realizações pessoais é incompleto.

São todas essas características e, além disso, são caracterizadas por uma estrutura mental de comprometimento pessoal, senso de responsabilidade, conhecimento de seu ambiente natural e respeito a ele, além de fortes relações sociais e de solidariedade.

O montanhismo é agora reconhecido pela UNESCO como a arte de escalar picos e encostas de montanhas com suas próprias forças físicas, técnicas e intelectuais; desafiar as próprias habilidades e experiências ao negociar obstáculos naturais e não artificiais; avaliar e assumir riscos medidos; de autogestão, responsabilidade e solidariedade; e respeitar outras pessoas e locais naturais.

Benefícios

Os benefícios de incluir o alpinismo na lista ICH da UNESCO incluem:

  • A existência de uma descrição precisa das características do alpinismo, acordada após muitas sessões de trabalho das organizações envolvidas, como referência reconhecida internacionalmente
  • Reconhecendo os valores específicos e destacados do montanhismo
  • Ter um meio adicional para promover a atividade e seus valores
  • Tenha uma definição para evitar o uso indevido do termo
  • Ter um compromisso devidamente assinado pelos estados envolvidos para apoiar a promoção da atividade e preservar a liberdade de prática responsável e o acesso aos locais de prática

As federações membros da UIAA podem usar os recursos da ICH para promover e preservar a atividade de alpinismo e como referência para suas próprias autoridades. Além disso, no futuro, haverá a oportunidade de outros países se unirem aos que agora são reconhecidos como parte integrante desse pedido bem-sucedido.

Isso ocorrerá na forma de redigir nova documentação em cooperação com os atuais candidatos.

Mais informações: https://www.theuiaa.org

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.