Montanhismo pode tornar-se Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO

O alpinismo, um das especificidades do montanhismo, está próximo de tornar-se parte da lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Seus valores, know-how técnico, os eventos das montanhas farão parte da história humana, se a candidatura da Itália, França e Suíça for aceita.

A proposta partiu destes três países, porque o foco da prática de escalada foi identificado no Mont Blanc. Considera-se que onde alpinismo nasceu no dia 8 de agosto de 1786 com a primeira ascensão do Paccard e Balmat.

Por parte da Itália, a proposta veio pelo Museu Nacional da Montanha de Turim (Museo Nazionale della Montagna) e o município de Courmayeur. Pela França foi o município de Chamonix junto do clube alpino francês. Pela Suíça várias agências ligadas aos Cantões (divisão administrativa do país).

Chamonix vista de Flégere | Foto: Cissa Carvalho

A partir da definição de montanhismo, é importante dizer que o termo alpinismo, largamente utilizado pela mídia tradicional, é uma espécie de aplicação das disciplinas do montanhismo nos Alpes. Da mesma maneira os termos Andinismo e Himalaísmo são designações para a prática do montanhismo nos Andes e Himalaia

As Listas do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foram estabelecidas pela UNESCO para garantir a melhor proteção dos importantes patrimônios culturais intangíveis em todo o mundo e a consciência da sua importância.

Transmitido de geração a geração, o Patrimônio Cultural Imaterial é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, o que gera um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Acampamento no col do Midi antes de escalar o Mont Blanc | Foto: Sergio Gomez

Desta maneira os objetivos desta lista é:

  • Levar o público a reconhecer, salvaguardar e revitalizar o patrimônio imaterial
  • Avaliar e inventariar a herança cultural intangível em todo o mundo
  • Incentivar os Estados a estabelecer inventários nacionais e tomarem medidas legais e administrativas relevantes
  • Encorajar os portadores do conhecimento a identificar, revitalizar e salvaguardar a sua herança

A título de referência, o Brasil possui como patrimônio cultural intangível o samba de roda do Recôncavo baiano, Frevo do Recife, Círio de Nazaré do Pará e a Roda de Capoeira. A Argentina possui o Tango (junto do Uruguai) e o filete portenho (técnica tradicional de pintura).

O anúncio da candidatura foi feito por uma publicação do Ministério do Patrimônio Cultural da Itália.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.