O fotógrafo americano Dean Fidelman divulgou no final de semana as 12 fotos que farão parte de seu calendario artístico Stone Nudes que tradicionalmente realiza.
O trabalho de Fidelman, o qual é apreciado tanto por escaladores quanto por quem aprecia fotografia como expressão artística, tornou-se referência dentro do universo outdoor inspirando outros artistas a tentarem realizar algo semelhante.
Na Argentina uma dupla de fotógrafos realizaram um trabalho semelhante ao do americano com o objetivo de utilizar o dinheiro arrecadado para desenvolver uma área de escalada.
O Stone Nudes, que já tem 10 anos de vida, tem como objetivo promover a arte da escalada como um todo, e não somente os corpos dos escaladores. Fidelman deixa claro também que não seu trabalho não objetiva vender, ou promover, nada que não seja a experiência de escalar.
Este tipo de opinião do artista reflete no histórico de seu trabalho quando eternizou com suas lentes tanto homens como mulheres nos seus calendarios.
O projeto fotográfico do americano não é, portanto, um trabalho em nada parecido com os “calendarios de borracharia”, pois os objetivos buscados pelo americano são: composição fotográfica, harmonia de movimento, beleza natural e, como não poderia deixar de ser, expressão artística. Dean Fidelman também comercializa um livro, com capa dura e folhas de alta gramatura, o qual reúne todas as suas fotos.
No seu site há uma amostra das primeiras páginas de sua obra e um link que permite a compra http://www.stonenudes.com
A versão 2017 do Stone Nudes está sendo vendida por US$ 17,00
Para saber mais acesse: http://www.stonenudes.com/