Pirâmide de encadenamento – O que é a filosofia de evolução sustentável na escalada

A ilusão mais comum do escalador iniciante é acreditar que no momento que encadenar uma via de determinado grau de dificuldade, automaticamente todas as outras vias com a mesma graduação passarão a também serem encadenadas. Quem pratica o esporte por bastante tempo sabe que há uma diferença enorme entre as duas coisas.

Especialmente se a via encadenada não é de um grau elevado (leia-se acima de 10º grau brasileiro).

Para uma evolução sustentável (ou seja que não “evapore” com o tempo) é necessário aplicar o método de pirâmide. Uma filosofia de encadenamentos que é usada por atletas de elite na Europa.

Foto: Sam Bié | http://cruxcrush.com/

Para começar a usar a filosofia da pirâmide na escalada é necessário antes perguntar-se:

  • Quanto tempo você fica na sua zona de conforto?
  • Está muito difícil sair da comodidade para evoluir no grau de escalada que se encontra?
  • Não consegue encontrar motivação para encontrar projetos novos?
  • Sobra desculpas quando te convidam a entrar em uma via difícil?

Respondendo a estas perguntas fica muito mais fácil saber que evoluir da escalada é também fruto de um bom planejamento.

Método da Pirâmide

O método da pirâmide é relativamente simples de compreender. Primeiramente desenhe em um papel uma pirâmide e a divida em 16 partes iguais.

Na base coloque o grau que você escala facilmente e de maneira cômoda à vista. Preferencialmente que encadene com poucas intentos (três tentativas ou menos).

Estabelecido este tipo de parâmetro começamos a subir o grau até o topo da pirâmide. O resultado obviamente é um grau alto (mas que não seja impossível).

No momento que acabar de desenhar terá feito o seu “plano de projetos de escalada”. A partir de estabelecido isso procure escalar cada um dos quadrados. Preferencialmente vá anotando as vias/setores/lugares. Importante lembrar que escalar seis vezes a mesma via não conta para subir um nível na pirâmide.

Um dos segredos de evoluir rapidamente é buscar encadenar vias não conhecidas nem encadenadas anteriormente. Saber os movimentos de uma via de memória apenas mascara a sua escalada. Por isso buscar lugares novos com vias novas é fundamental para uma evolução orgânica e natural.

Muito importante para este tipo de metodologia funcionar é o escalador ser honesto consigo mesmo pois o importante neste método é não deixar-se desviar do objetivo que é evoluir de maneira sustentável. Por isso a maneira que irá encadenar as vias da base é que influem na maneira de que busque subir um nível na sua pirâmide.

Pirâmides baseadas em vias à vista, mesmo com graus na base relativamente baixos para o seu objetivo final, são as que melhor resultados tem a longo prazo.

Para pirâmides na qual a base não são vias encadenadas à vista algumas “regras” devem ser seguidas:

  • Na escolha das vias da base tenha em mente que as vias devem ser encadenadas com no máximo três tentativas
  • Para cada nível superior na pirâmide dobre o número de tentativas do nível inferior
  • Não faça tentativas em vias de grau superior até conseguir realizar todas do nível que se encontra

Uma outra coisa importante a se destacar que este tipo de metodologia não é para ser realizada em apenas um dia de escalada. Deve ser aplicada como uma espécie objetivo trimestral/semestral/anual de treinamento.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.