Machapuchare: A montanha do Himalaia que o Nepal proíbe escalar

O Nepal abriga oito das quatorze montanhas que possuem mais de 8.000 metros de altitude e quase 100 picos com altitudes superiores a 7.000 metros. Mas nem todas podem ser escaladas.

No Nepal, existe uma montanha proibida e nunca conquistada. Com altitude de quase 7.000 metros acima da acidentada cordilheira de Annapurna (8.091 m), o Machapuchare (6.993 m) é tido por sagrada pela população local.

Machapuchare

Machapuchare

Seu nome em nepalês significa “cauda de peixe”, com relação aos picos gêmeos e ao topo entalhado que se eleva como duas torres gêmeas se torcendo. Ao contrário de outros picos bem conhecidos no Nepal e no Tibet, que começam sua ascensão para o céu a partir de outras montanhas médias, a beleza espetacular de Machapuchare é acentuada por sua elevação íngreme e acidentada das planícies baixas.

Apenas a área de Annapurna, na qual esta montanha está incluída, contém três dos 10 picos mais altos do mundo.

A primeira e única”quase escalada”

Machapuchare

Machapuchare

O Machapuchare é provavelmente uma das áreas mais intocadas do planeta, pois poucos ousaram pisar em suas encostas no passado. Até onde se sabe, a montanha nunca foi escalada até ao cume. A única tentativa que se tem notícia foi em 1957, pela expedição britânica liderada pelo tenente-coronel James Owen Merion Roberts

Jimmy Roberts, como era popularmente conhecido, era um oficial do Exército britânico cujas contribuições para o Nepal e para o montanhismo do Himalaia são extensas. Pode-se dizer que sua posição, paixão e conhecimento do Himalaia abriram as montanhas remotas do país para o montanhismo comercial e caminhadas.

Roberts fundou a primeira agência de trekking do país, chamada Mountain Travel, em 1964.

A equipe dos escaladores Wilfrid Noyce e ADM Cox escalaram até 50 m chegou do cume, cumprindo assim a promessa de não chegar ao topo por respeito às crenças locais. Cumprindo a palavra de honra dada ao então rei Mahendra, Wilfrid Noyce e sua equipe desceram sem pisar no cume, publicando assim o único registro de escalada da montanha um ano depois.

Nenhuma autorização para escalar a montanha foi emitida desde então. A montanha é considerada sagrada como o lar do deus hindu Shiva.

Embora não seja possível escalá-lo, empresas de trekking da região de Annapurna fazem passeios guiados até o acampamento base de Machapuchare. Mas só até lá. Para quem ficar no pernoite, é possível explorar o santuário circundante.

Machapuchare e a escalada ilegal

Machapuchare

neozelandês Bill Denz

O pico permaneceu intocado depois disso, mas é claro que alguém sempre tem que arruinar uma coisa boa. Há rumores de que esse alguém é o neozelandês Bill Denz, montanhista com habilidade comprovada de tentar uma escalada tão perigosa.

É amplamente acreditado que ele fez uma subida ilegal de Machapuchare no início dos anos 1980, tornando-se a primeira e provavelmente a única pessoa a pisar no cume da montanha sagrada. Como ele morreu em uma avalanche em outra parte do Himalaia em 1983, nunca saberemos a história completa.

Hoje, Machapuchare está dentro da Área de Conservação de Annapurna. Foi criada em 1986 e formalizada por decreto em 1992, é a maior área protegida do Nepal, abrangendo uma área de 7.629 km², incluindo o pico Annapurna I com 8.091 metros de altura e o vale mais fundo do mundo, 5.500 m abaixo do pico de Dhaulagiri (8.172 m), no rio Kali Gandaki.

A região é o lar de 474 espécies de pássaros, 39 espécies de répteis, 22 espécies de anfíbios e mais de uma centena de mamíferos diferentes, sem mencionar 1226 espécies de plantas com flores e a maior floresta de rododendros do mundo. Nas três décadas desde a suposta escalada ao cume de Bill Denz, o pico de Machapuchare permaneceu isolado e intocado.

Com outras montanhas cada vez mais cobertas de lixo , a proibição de escalada significa que Machapuchare continuará sendo um dos últimos lugares na Terra verdadeiramente fora do alcance do montanhismo de expedições.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.