A calça jeans urban da marca Curtlo tem como objetivo oferecer conforto e praticidade para o usuário que pretende usar uma calça jeans com visual mais casual, mas que sirva para atividades aeróbicas leves como pedaladas urbanas, skate e caminhadas leves.
Segundo o seu fabricante o produto tem como principais características ter modelagem anatômica, tecido composto por poliéster para reforço da resistência, não possui costura no cavalo e bolsos na lateral da perna.
O teste
A calça jeans urban foi utilizada em diversas escaladas esportivas e algumas pedaladas urbanas.
As escaladas esportivas foram realizadas em dois tipos de rochas diferentes: calcário e granito.
Grande maioria das escaladas foram realizadas em clima ameno de inverno, com sol e pouca umidade.
Algumas escaladas foram realizadas sob princípio de chuva, e caminhada longa até lugar abrigado.
As pedaladas urbanas foram realizadas em curta distância, não ultrapassando 20 km sem subidas íngremes ou altas velocidades.
A calça foi utilizada ainda em caminhadas casuais em parques e pequenas trilhas na região da Lapinha-MG sob clima seco com sol.
O equipamento foi lavado em máquina de lavar junto a outras roupas e secado tanto ao sol, quanto à sombra.
Após a secagem não foi passado com ferro.
Foi carregado em mochilas junto a outras roupas e equipamentos de escalada.
Prós
- Corte diferenciado
- Bolsos laterais
- Elasticidade
- Altura do cavalo
- Resistência à abrasão
Contras
- Zipers de metal
- Bolso de trás muito profundo
- Alta absorção de água
Notas
- Qualidade do Material : 5,0
- Design: 3,5
- Acabamento: 4,0
- Ergonomia : 4,0
- Relação Peso x volume : 4,0
- Relação custo x benefício : 4
- Nota Final: 4,08
Opinião
A calça jeans Urban da marca Curtlo causou boa impressão durante os testes, especialmente quando utilizada para as escaladas.
Mesmo não sendo considerada um produto indicado para o uso outdoor (em trilhas e escaladas) mostrou ter resistência e versatilidade, especificamente em escaldas esportivas e boulder.
Por possui uma absorção muito grande de água, não é indicada para ser usada caso haja possibilidade de chuvas ou percursos que atravesse rios e córregos.
Sua elasticidade mostrou-se muito útil durante escaladas que exigiam abertura de pernas, ou o uso de pés altos, não travando os movimentos durante todas as tentativas.
Por possuir o cavalo da calça mais alto, permite movimentos mai soltos, que são limitados com o uso de uma calça jeans comum.
Um ponto que é necessário melhoramentos do fabricante é a questão dos zíperes serem de metal, que machucam as mãos no momento de alcançar algo no bolso como carteiras e moedas.
O bolso da parte traseira por ser muito profundo deixa sensação de desconforto quando usado com carteira.
O bolso na lateral da perna se mostrou muito útil para que sejam carregados moedas, chaves e celulares.
Apesar de ter sido utilizada sob sol, não causou desconforto.
A calça jeans urban mostrou-se bastante versátil e útil para o uso em escaladas esportivas, dendo um material que surpreendeu positivamente, sendo altamente indicada para quem procura vestimenta resistente à abrasão mas que não limite os movimentos.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.