“Mila e Shiro”: O desenho animado sobre escalada esportiva

A cada live realizada com pessoas que vivenciam esportes que não fazem parte do mainstream na Rádio Poliesportiva, é ressaltada a importância de introduzir em diversos setores da sociedade estas modalidades. A rádio é a única do país a abrir para todas as modalidades esportivas, com um espaço inédito para a escalada.

Em breve a rádio irá transmitir pela primeira vez na história da América Latina uma etapa da Copa do Mundo de Escalada.

Um dos esportes mais populares no Japão é a escalada esportiva. O fato foi descrito em reportagem especial na Revista Blog de Escalada, o qual analisou os motivos que fazem o Japão o celeiro de grandes atletas. Um dos segredos descritos no artigo é o sistema educacional japonês e em como os esportes são introduzidos nas escolas.

Repare que no Brasil, muitos escaladores se maravilharam com o fato da escalada esportiva ter se tornado olímpico, mas pouco, ou nada, foi feito (tanto pela federação quanto pela liga independente que administra os campeonatos de escalada) para divulgar os esportes em escolas primárias (públicas ou privadas).

“Mila e Shiro”

Uma boa amostra de como introduzir o esporte a crianças é através da mídia. Uma das estratégias, claro, é através da televisão e do streaming. Apostando nessa ideia é que está sendo lançado o primeiro desenho animado japonês com escaladores: “Iwa Kakeru! – Climbing Girls”.

Este trabalho é a primeira animação de escalada esportiva do mundo e a data de estreia é para outubro de 2020.

Aliás, para quem é mais entendido, não é somente um desenho animado, mas um “anime”. Muitas pessoas afirmam que não existe diferença entre Anime e desenho animado, enquanto outros afirmam que são duas coisas completamente diferentes.

Anime, em termos simples, é uma animação japonesa, mas com características próprias, e pode ser desenhados à mão ou no computador. Originalmente, muitas dessas animações foram desenhadas à mão, mas com o aumento do uso de tecnologias agora são feitas com computadores.

Anime, inclui série animada de televisão, história em quadrinhos, curtas-metragens e filmes completos, e são frequentemente associados com gráficos coloridos, personagens vibrantes e temas fantásticos. Os Anime virou essa febre fora do Japão na década de 1980, pois em sua grande maioria é voltado para adolescentes e para o público adulto.

Aqui, porém, que os meninos e meninas de um futuro muito próximo terão novos favoritos Anime: os escaladores de Iwa Kakeru. Na verdade, a primeira série de Anime dedicada à escalada esportiva é estrelada por garotas e baseada nos mangás homônimos de Ryūdai Ishizaka.

Os mangás são “Iwa Kakeru! -Climbing Girls”, e sua sequencia “Iwa-Kakeru!! -Try a new climbing” e se concentram nas garotas que competem na escalada esportiva, principalmente nas paredes construídas artificialmente, enquanto fazem pleno uso da mente e do corpo.

A estudante do primeiro ano do ensino médio, Konomi Kasahara, descobriu esse esporte na Hanamiya Girls’ High School depois de treinar sua mente com jogos de quebra-cabeça durante o ensino médio. Sua vida mudou no momento em que ela se deparou com a parede de escalada de sua nova escola, o que a levou à equipe de escalada da escola.

O enredo é obviamente previsível: alguns alunos descobrem a escalada e, também graças aos videogames, começam a competir para vencer …

No topo do artigo, é possível assistir ao trailer para ver o que se espera.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.