COVID-19: Como lavar e desinfetar o equipamento de escalada

Se você faz parte do grupo de terraplanistas e negacionistas outdoor, recomendo que reflita sobre este tipo de linha de pensamento. Olhe pela janela e pergunte às pessoas na rua se realmente existe uma pandemia em curso e, se possível antes de esbravejar e despejar ódio em grupos de WhatsApp, reflita sobre os motivos que fazem com que no Brasil, assim como na América Latina inteira, a vida está demorando a voltar ao normal.

Países nos quais culturalmente as pessoas não entendem o que é realmente viver em sociedade, além de pensarem que sabem mais que cientistas e a todo tempo questionarem fatos reais, possuem no próprio modus vivendi seu real inimigo. A pandemia evidenciou, entre muitas outras coisas, que estamos longe de ter consciência social.

Uma das atitudes que todos devemos ter de agora em diante, ao menos para diminuir os casos de contágios em nossos países e acelerar a volta de uma vida mais normal, é desinfetar os nossos equipamentos. Este hábito, que se não existia, deve fazer parte do cotidiano de todo e qualquer praticante outdoor.

Lavar com segurança

Lavar mãos constantemente, usar álcool em gel, além de praticar o distanciamento social, são medidas que devem ser seguidas até que nossas vidas voltem ao normal. Não é nada eficaz governos aplicarem medidas de fechamento de áreas naturais e comércios, se a própria população não colabora em tarefas mínimas como higiene pessoal e limpeza de seus equipamentos.

Embora estejamos enfrentando desafios sem precedentes devido às medidas de distanciamento social, tudo isso pode ser uma oportunidade para revisar nosso equipamento de escalada e planejar como desinfetá-lo depois de usá-lo.

Em primeiro lugar, embora a maioria dos equipamentos de escalada possam ser limpos de forma semelhante, todas as marcas recomendam a revisão das instruções específicas de cada fabricante sobre a limpeza adequada, caso contrário, não assumem qualquer responsabilidade pelos danos causados.

Portanto, como alertado no topo do artigo, se faz parte dos terraplanistas, já deve ter lido ou escutado nos seus grupos de WhatsApp, ou escutado dos seus “amigos de confiança”, que gargarejar com cloro ou água sanitária ajuda a combater o coronavírus. A falácia difundida por pessoas de baixo intelecto como o Presidente norte-americano Donald Trump, também se aplica aos seus equipamentos.

Consultando especialistas em equipamentos de escalada, claro, todos concordam que NÃO SE USA CLORO OU LYSOFORM EM CORDAS OU CADEIRINHAS! Bem como produtos químicos, como sais quaternários de amônio (solução diluída de amônia), detergentes ou outros métodos como o uso de ozônio. O motivo é bem simples: podem causar danos irreparáveis ​​à estrutura dos componentes dos equipamentos.

Mas, de modo geral, abaixo estão algumas dicas úteis para desinfetar seus equipamentos de escalada.

O que usar para lavar e desinfetar

Os materiais abaixo foram listados pelos especialistas consultados. Além disso, todas as recomendações foram checadas em literatura científica. Portanto, o que há abaixo são fatos e não são suposições baseadas em folclore popular ou cultura popularesca.

Etanol: (83% de etanol desnaturado 95%, 11,3% de água destilada, 4,2% de peróxido de hidrogênio 3% e 1,5% de glicerol) ou álcool isopropílico por um máximo de 10 vezes.

Água quente: pode ser usada a 55 ° C para desinfecção não destrutiva de equipamentos de poliamida ou poliéster ou componentes de metal.

Sabonete: com pH entre 5,5 e 8,5, sendo necessário lavar o equipamento em água a 30 °C com sabonete por pelo menos 15 minutos para matar o coronavírus. Sabonete neutro é aquele com pH próximo ao da pele, que fica entre 5,4 e 5,6.

Desinfetar pelo ar: o coronavírus costuma estar presente em algumas superfícies por até 72 horas após a contaminação, portanto o equipamento pode ser deixado em local ventilado e longe de todas as fontes de calor direto por pelo menos quatro dias. Importante lembrar que deixar os equipamentos dentro da mochila por mais de 72 horas não funciona da mesma maneira que deixá-los pendurados.

Corda

Os fios podem ser desinfetados por imersão em uma solução de isopropanol 70% e água destilada 30% por até 3 minutos (não repita este processo mais de 10 vezes).

Também pode m ser limpos imergindo a corda em um recipiente com água e sabão neutro por 15 minutos e enxaguando até que a água saia limpa. A corda deve ser naturalmente seca ao ar, longe de fontes de calor e luz solar direta.

Não aperte ou torça. Certifique-se de que a corda esteja completamente seca antes de enrolá-la e armazená-la novamente.

Cadeirinha

Siga as mesmas instruções de limpeza das cordas. Não aperte.

Sapatilhas de escalada

A primeira coisa a saber é se a superfícies são sintéticas ou de couro. As sapatilhas com superfície sintéticas podem ser lavadas da mesma forma que as cordas e as cadeirinhas.

Já as sapatilhas de couro podem ser colocadas em quarentena por 9 a 14 dias, ou lavadas com pano umedecido em água morna e sabão neutro. Deixe a aplicado por 15 minutos e depois limpe com pano seco.

Deixe-as secar ao ar fresco, evitando a luz solar direta. O fundo de borracha de todos os sapatos de escalada pode ser limpo com álcool isopropílico 70%.

Você nunca deve lavar suas sapatilhas de escalada na máquina de lavar ou no tanquinho. O detergente em pó (também conhecido como sabão em pó) pode danificar seriamente a borracha da sola, a parte superior de couro e os cadarços.

O movimento mecânico e intenso da máquina de lavar também afeta a forma, a tensão do calcanhar e o ajuste personalizado do sapato podem ser afetados pela lavagem. Além disso, pode estragar adesivos e fechos de velcro.

Mosquetões e ferragens

Camalots em sequência

Para a lavagem de mosquetões, friends, nuts e outros tipos de ferragens, temos duas opções:

  • Colocar o equipamento em quarentena por quatro dias
  • Mergulhar em água quente (55ºC) por pelo menos 30 minutos, depois lavar com água e sabão neutro.

Saco de magnésio

Lave com água quente (55ºC) e sabão neutro, deixando-o submerso por pelo menos 30 min.

Também pode ser colocado na máquina de lavar em um ciclo de lavagem para roupas delicadas e sem o uso de detergente em pó (sabão em pó). Deixe secar em local aberto, sem receber os raios solares diretos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.