Video da semana: “The Titan Project” – A escaladora afrodescendente como protagonista

Busque na sua memória quando foi que viu um filme outdoor com um protagonista afrodescendente. Caso não se lembre, foi na edição do festival Reel Rock Tour de 2016. Após isso, apenas alguns pouquíssimos vídeos amadores foram divulgados.

Eis que a escaladora Sabrina Chapman, natural do Canadá (e já foi destaque aqui na revista blog de escalada) inova em tempos de pandemia e lança seu filme “The Titan Project”, tanto no Instagram, quanto no YouTube.

Após a sua introdução, torna-se claro que este não será um filme semelhante a nenhum que já vimos. O que começou como uma história de escalada esportiva evolui para uma descrição da importância da mulher negra na escalada e a dificuldade que acompanha ser uma mulher nesse esporte.

O filme financiado coletivamente custou US$ 28.000 com a ajuda de 416 apoiadores do Kickstarter. Foi apoiado por Melanin Base Camp, Beast Fingers Climbing, MEC, Trango e Marmot. Ao todo, a produção representa um esforço comunitário para diversificar o universo outdoor, reconhecendo que o acesso não é uniforme entre todos os grupos demográficos e que o respeito pelas reivindicações de terras pode se tornar parte da narrativa da escalada.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.