Porque uma sapatilha de escalada tem de ser tão apertada?

A primeira reclamação de qualquer um que começa a escalar é a seguinte: A sapatilha de escalada tem de ser tão apertada?

O sentimento de “apertado” na verdade é apenas uma sensação de desconforto, especialmente de quem está acostumado a usar sapatos com espaço sobrando para caminhadas. Obviamente escalar é bem diferente de caminhas, e por isso o tipo de adaptação do calçado também é diferente.

Considere sapatilhas de escalada com dois modelos: apertado e muito apertado. Se você está caminhando e correndo com o que calça, você está usando um tênis, e não uma sapatilha de escalada.

Quanto mais apertado mais precisão

Existem realidades na escalada que devem ser encaradas como fato:

Quem começa a escalar, logo começa a também usar sapatos “normais” em números menores do que se usava, pois aprende-se que sapatos folgados é para o pé ter espaço para “dançar” durante o caminhar.

Nas figuras que ilustram este artigo mostram com mais clareza: os Raios-X provam porque tem de ser apertado uma sapatilha de escalada. Fatos científicos e uso prático (basta perguntar a quem escala frequentemente) comprovam os motivos de tamanho desconforto.

Na escalada a principal força de seu equilíbrio está no dedão do pé, e nele reside todo o peso do corpo (o que é um fato científico). Por ser o maior que os demais dedos, o dedão do pé também é responsável pelo equilibro do corpo, mesmo quando estamos parados. Calçando a sapatilha de escalada ele fica contraído durante o período de “não escalada”, e por isso a sensação de aperto é maior, e mais intensa.

sapatilha_apertada

Foto: http://meiduzmato.blogspot.com

Porém quando estamos pisando em uma agarra (por maior que seja), a própria borracha da sapatilha se estica dando a segurança e sustentação necessária para ficarmos em pé, pois o solado consegue dar o equilíbrio necessário.

Um equilíbrio semelhante a que se estivéssemos com o pé totalmente esticado. Tantos dados científicos para dizer em bom português: sapatilha de escalada está apertada para que você escale, e te dê segurança ao pisar em agarras menores que um palito de fósforo.

Se uma sapatilha de estalada estiver folgada seria para você correr e fazer trilha, o que não é o caso de uma escalada em rocha (ou em ginásio). Claro que há limites, como o bombeamento de sangue no caso de um super-aperto de um calçado, mas como regra regal há o uso de um número, ou um e meio, menor do que usamos normalmente para calçados para caminhar no dia a dia.

Em números basta dizer que, se usamos calçado 38, o recomendável é o mesmo valor para uma sapatilha em vias de escalada tradicional. Para escalada esportiva, que a necessidade é de uma dificuldade mais intensa, o número recomendável é 37 (no caso do exemplo utilizado).

Conclusão

Em resumo, para não me alongar: sapatilha de escalada é apertada mesmo. Para correr, dançar, caminhar e passear pelas falésias, shopping e praia use outro tipo de calçada.

A sensação de que uma sapatilha de escalada está apertada é somente o choque de realidade de alguém que se acostumou a usar um sapato muito acima do tamanho real do pé. Se acredita que uma sapatilha de escalada esteja apertada, seguramente necessita de mais tempo de escalada em rocha e de avaliar se o sapato que usa está grande demais ao seu pé.

Lembre-se sempre de consultar sempre a sua podóloga para manutenções de unhas encravadas. Veja as figuras neste artigo e constate o que está descrito.

sapatilha_apertada_2

Foto: http://meiduzmato.blogspot.com

sapatilha_apertada_3

Foto: http://meiduzmato.blogspot.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.