O montanhismo, em todas as suas vertentes, foi aprovado para ser Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Conforme anunciado pela Revista Blog de Escalada em 2018, a candidatura, apresentada pela Itália, França e Suíça; foi aprovada por unanimidade na XIV sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO (ICH), em Bogotá.
O trabalho foi alcançado por meio da coordenação entre as partes interessadas nos países mencionados. Especificamente por:
- Um grupo piloto central de seis representantes representando corpos de montanhas, guias de montanha, clubes alpinos e uma universidade.
- Consulta e conferências com um grupo piloto maior, com representantes adicionais dessas organizações, em particular clubes alpinos suíços e italianos e associações de guias de montanha.
Como o montanhismo não é apenas uma atividade física que requer qualidades atléticas e experiência técnica. Defini-lo simplesmente por atividades como a exploração de paisagens fascinantes ou a busca de realizações pessoais é incompleto.
São todas essas características e, além disso, são caracterizadas por uma estrutura mental de comprometimento pessoal, senso de responsabilidade, conhecimento de seu ambiente natural e respeito a ele, além de fortes relações sociais e de solidariedade.
O montanhismo é agora reconhecido pela UNESCO como a arte de escalar picos e encostas de montanhas com suas próprias forças físicas, técnicas e intelectuais; desafiar as próprias habilidades e experiências ao negociar obstáculos naturais e não artificiais; avaliar e assumir riscos medidos; de autogestão, responsabilidade e solidariedade; e respeitar outras pessoas e locais naturais.
Benefícios
Os benefícios de incluir o alpinismo na lista ICH da UNESCO incluem:
- A existência de uma descrição precisa das características do alpinismo, acordada após muitas sessões de trabalho das organizações envolvidas, como referência reconhecida internacionalmente
- Reconhecendo os valores específicos e destacados do montanhismo
- Ter um meio adicional para promover a atividade e seus valores
- Tenha uma definição para evitar o uso indevido do termo
- Ter um compromisso devidamente assinado pelos estados envolvidos para apoiar a promoção da atividade e preservar a liberdade de prática responsável e o acesso aos locais de prática
As federações membros da UIAA podem usar os recursos da ICH para promover e preservar a atividade de alpinismo e como referência para suas próprias autoridades. Além disso, no futuro, haverá a oportunidade de outros países se unirem aos que agora são reconhecidos como parte integrante desse pedido bem-sucedido.
Isso ocorrerá na forma de redigir nova documentação em cooperação com os atuais candidatos.
Mais informações: https://www.theuiaa.org