Comitê Olímpico Internacional lança Grupo de Proteção à Montanha

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje o lançamento do The Mountain Summit, um grupo de organizações esportivas ligadas às atividades de montanha e comprometidas em proteger o ambiente montanhoso. O projeto será executado em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e sua campanha Mountain Heroes. A International Federation of Sport Climbing (IFSC) está entre as organizações listadas.

O The Mountain Summit produzirá um guia sobre organização sustentável de eventos nas montanhas e colaborará com atletas nos esportes associados, para promover a conscientização sobre a necessidade de proteger ambientes sensíveis nas montanhas. Também serão compartilhados conselhos para os entusiastas de esportes recreativos de montanha.

Junto do IFSC, estão a Federação Internacional de Luge (FIL), Federação Internacional de Esqui (FIS), União Internacional de Biatlo (IBU), Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton (IBSF), Federação Internacional de Associações de Guias de Montanha (IFMGA), International Slackline Association (ISA), Federação Internacional de Alpinismo de Esqui (ISMF), União Internacional de Ciclismo (UCI), Federação Internacional de Escalada e Alpinismo (UIAA) e Protect Our Winters Switzerland, um grupo sem fins lucrativos de defesa do clima para a comunidade de esportes de inverno.

O COI anunciou a novidade ontem, no Dia Internacional da Montanha. A título de exemplo, o turismo de montanha, que inclui atividades como esqui, escalada e caminhada, é responsável por 15% a 20% da indústria global de turismo. Os dados são do próprio COI.

Este projeto faz parte do compromisso do Comitê Olímpico Internacional com a sustentabilidade, que é um dos três pilares da Agenda Olímpica 2020. O COI já havia participado anteriormente da campanha Clean Seas da ONU e do Sports for Climate Action Framework.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.