Saiba como são feitas as sapatilhas de escalada

Todo escalador, não importando a modalidade, possui uma, ou várias sapatilhas de escalada.

Mas como é o processo de construção de sapatilhas de escalada?

Para mostrar como são feitas as sapatilhas de escalada, consideradas as melhores do mundo, a marca La Sportiva divulgou esta semana um vídeo mostrando passo a passo o processo.

No vídeo é possível saber, portanto, porque o preço de cada exemplar é um pouco elevado, devido ao processo ser quase artesanal, e o senso de excelência apurado.

Em termos gerais as sapatilhas de escalada são feitas combinando couro (natural ou sintético) e nylon, um tipo de palmilha bem fina e borracha cozida.

A forma, sendo assimétricas , simétricas ou regulares, mudam de acordo com a escolha do designer.

Assim como pneus de carros de corrida são mudados de acordo com o clima, percurso e situações, o mesmo se aplica à sapatilhas de escalada, e , portanto, fica por conta das habilidades do designer e do processo construtivo.

sapatilhas-escalada-2

Conhecida pelo excelência que possui todos os seus produtos, é fácil concluir que o calçado de montanha da marca La Sportiva é, sem dúvida, fruto do design.

Acompanhando o design de equipamentos outdoor diariamente, fica nítido que o conflito entre a alta tecnologia e o artesanato que caracterizará os calçados de montanha do século XXI, e é na mistura destes que acontecem o inusitado, e surgem os modelos de vanguarda.

Pelo vídeo apresentado concluímos que em todos os modelos imperam a dinâmica industrial baseada na mistura de moda, marketing, alta tecnologia, design e mão de obra artesanal.

Seguramente em futuro bem próximo poderemos encontrar um modelo da marca La Sportiva exato para cada pé e personalidade, e se não o encontrarmos poderemos solicitá-lo e ele será fabricado de maneira personalizada.

Histórico da Marca

A marca La Sportiva foi fundada em 1928 pelo italiano Narciso Delladio, quando trabalhava como sapateiro fazendo botas (de couro e madeira) e tamancos para fazendeiros e lenhadores da região das Dolomitas, mais precisamente no vale de Fassa e Fiemme.

As Dolomitas formam uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália, na qual estão as províncias de Belluno, Bolzano, Trento, Údine e Pordenone.

Na Segunda Guerra Mundial, ajudou soldados italianos fornecendo botas de montanhismo.

historia_la_sportiva

Foto rara de Narciso Delladio | Foto: http://www.lasportiva.com

No ano de 1950, quando seu filho Francesco Delladio começou a trabalhar com Narciso,  iniciou a produção de botas para ski, quando introduziu o nome da marca “La Sportiva” (A esportiva em tradução livre).

Com o sucesso da empresa, devido à qualidade dos calçados, os filhos Lorenzo, Luciano e Marco se juntaram a Narciso Delladio.

A partir dos anos 80, a empresa decidiu investir mais intensamente em calçados para escalada, pois vislumbraram uma explosão do esporte no mundo.

Atualmente a marca é considerada das mais importantes empresas de calçados para montanhismo, escalada e ski,

historia_la_sportiva-3

Vista da Fábrica da La Sportiva | Foto: http://blog.parconazionale5terre.it/

Hoje a empresa funciona em Ziano di Fiemme, cidade a 40 km de Trento, aos pés das Dolomitas.

Uma curiosidade: A marca quase se fundiu com a gigante do mercado outdoor The North Face no ano 2000, mas as negociações não evoluíram por conta de várias mudanças no tratado.

sapatilhas-escalada-1

sapatilhas-escalada-3

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.