Huella Andina: Conheça o trekking de 570 km nos Andes da Patagônia argentina

Se você procura uma trilha de longa distância, a “Huella Andina” deve entrar no seu radar quando pensar em fazer algo diferente. Localizada na região Patagônia norte, ligando o Lago Aluminé (província argentina de Neuquén) com a área de Baguilt-Trevelin (província argentina de Chubut) possui uma distância total de 570 km é a primeira trilha de longa distância na Argentina. Nela é possível desfrutar da paisagem, que é única, e da riqueza cultural de uma das regiões mais bonitas do mundo.

Cruzando cinco parques nacionais argentinos (Lanín, Nahuel Huapi, Los Arrayanes, Lago Puelo e Los Alerces), fazendo parte da Biosfera andino patagônica (região de proteção declarada pela UNESCO em 2007). Huella Andina foi idealizada para praticantes com pouca experiência, embora as rotas tenham diferentes dificuldades. Porém, é considerado um trekking complexo e que requer equipamentos e informações atualizadas sobre o estado das estradas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ignacio Torres (@nachojtorres) em

Há alguns anos, Huella Andina foi incorporada ao Programa Senderos de la Argentina, promovido pelo Ministério do Turismo da Argentina. Entretanto o programa foi descontinuado no governo Macri. Mesmo descontinuado, o trekking pode ainda ser realizado. Os 570 km do trekking de longa distância têm riqueza biológica e geográfica de valor inestimável, assim como o patrimônio histórico e cultural da região, que fazem a Huella Andina altamente atraente para todos os amantes de trekking.

A inspiração para o projeto desta trilha veio a partir da Appalachian Trail, trilha de longa distância existente nos Estados Unidos, com sinalizações de mesmo padrão visual estão marcadas ao longo do caminho. Para percorrê-la, os idealizadores sugerem um total de 42 etapas (um média de 13,60 km por etapa).

Para executar cada uma de suas 42 etapas, o praticante de trekking encontrará campings ou mesmo locais de bivouac, com a possibilidade de se aventurar em ambiente cordilheiro. Nele será possível desfrutar de paisagem de beleza incomparável, incluindo vulcões, lagos, rios cristalinos, florestas de pinheiros, murta, coihues, entre outros.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ignacio Torres (@nachojtorres) em

Considerada uma das mais belas trilhas nas Américas, a Huella Andina um objetivo que deve estar na lista de todos os praticantes de trekkings de longas distâncias. Os parques nacionais da Argentina possuem uma política bem rígida quanto as condições climáticas. Isso porque o tempo na região pode mudar bruscamente de uma hora para a outra. Por isso é comum que as trilhas mais longas fechem caso esteja prevista alguma tempestade.

Para fazer a Huella Andina, é necessário registrar-se no centro de informação dos Parques que fazem parte da trilha. Nele faz-se um check in quando inicia e, geralmente, um check out ao final de cada etapa. Pode parecer burocrático, mas é importantíssimo sempre se registrar nesses pontos. Caso não seja feito o processo de check out, os guarda-parques (o equivalente argentino dos rangers) vão sair a sua procura achando que se perdeu ou sofreu um acidente.

Para maiores informações: https://lahuellaandina.com.ar/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.