Garoto de 15 anos escala o “The Nose”

O jovem norte-americano Connor Herson entrou para a história da escalada mundial ao escalar em estilo livre, nada menos que a via “The Nose” em Yosemite. O jovem teve como companheiro de cordada seu pai Jim Herson. Com mais de 900 metros de parede, a via é considerada das mais difíceis de serem realizadas por um escalador. A norte-americana Lynn Hill foi a primeira pessoa, homem ou mulher, a completar a via neste estilo. A via somente foi repetida anos mais tarde, por Tommy Caldwel e Beth Roden em 2005.

O pai de Coonor Herson possui 30 anos de experiência em escaladas em Yosemite, tendo conquistado por alguns anos recordes de velocidade no El Capitan. Sua mãe, Ane Smith Herson, também é escaladora, assim como sua irmã Kara Herson, tando escalado Half Dom com o pai quando tinha apenas 12 anos.

Foto: Jim Herson

Coonor Herson conseguiu fazer a ascensão da via em três dias e consagrou-se como a pessoa mais jovem a realizar a via em escalada livre. A via é graduada como dificuldade 5.14a (10c brasileiro). Para se ter uma ideia da façanha do jovem norte-americano, a segunda pessoa mais jovem a completar a via foi Beth Roden, que na época tinha 25 anos.

O jovem escalador além de ter vários feitos notáveis, além de uma carreira sólida em competições de escalada. Herson foi medalha de ouro no Youth B nos EUA. No campeonato mundial juvenil, que aconteceu em Moscou este ano, ficou em 33º.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.