Garoto de 15 anos escala o “The Nose”

O jovem norte-americano Connor Herson entrou para a história da escalada mundial ao escalar em estilo livre, nada menos que a via “The Nose” em Yosemite. O jovem teve como companheiro de cordada seu pai Jim Herson. Com mais de 900 metros de parede, a via é considerada das mais difíceis de serem realizadas por um escalador. A norte-americana Lynn Hill foi a primeira pessoa, homem ou mulher, a completar a via neste estilo. A via somente foi repetida anos mais tarde, por Tommy Caldwel e Beth Roden em 2005.

O pai de Coonor Herson possui 30 anos de experiência em escaladas em Yosemite, tendo conquistado por alguns anos recordes de velocidade no El Capitan. Sua mãe, Ane Smith Herson, também é escaladora, assim como sua irmã Kara Herson, tando escalado Half Dom com o pai quando tinha apenas 12 anos.

Foto: Jim Herson

Coonor Herson conseguiu fazer a ascensão da via em três dias e consagrou-se como a pessoa mais jovem a realizar a via em escalada livre. A via é graduada como dificuldade 5.14a (10c brasileiro). Para se ter uma ideia da façanha do jovem norte-americano, a segunda pessoa mais jovem a completar a via foi Beth Roden, que na época tinha 25 anos.

O jovem escalador além de ter vários feitos notáveis, além de uma carreira sólida em competições de escalada. Herson foi medalha de ouro no Youth B nos EUA. No campeonato mundial juvenil, que aconteceu em Moscou este ano, ficou em 33º.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.