Estudo analisa o ritmo necessário que atletas necessitam para encadenar vias guiadas

Um estudo publicado na The Russian Journal of Physical Education and Sport (Revista Russa de Educação Física e Esporte) estudou o ritmo necessário que um atleta necessita para encadenar uma via de escalada guiada, em competições e campeonatos.

O estudo, realizado por Jury V. Kotchenko pela Sevastopol State University analisou aproximadamente 1.600 escaladas de atletas femininas em 38 etapas da Copa do Mundo de Escalada e Campeonato Mundial. O objetivo da pesquisa foi uma busca por metodologias para aumento da efetividade competitiva de atletas na escalada.

Foto: IFSC/Eddie Fawke

O estudo conseguiu obter resultados expressivos dentre as atletas femininas. Nele foi revelado que a maioria das atletas femininas consegue manter altos índices de ritmo dentro de 6 a 8 segundos para um movimento efetivo, apenas durante os primeiros 2 a 3 minutos da performance. Uma evidente diminuição deste ritmo é visto, aproximadamente, a partir do quinto minuto. No estudo, foi apurado também que se no percurso, um início com o tempo de mais de 10 segundos, é quase impossível existir bons resultados.

Como conclusão, a importância da capacidade de leitura de uma via contribui em até 7,3% maior, para quem não muda de tática durante o percurso. A análise regressiva mostrou que o ritmo característico do movimento, que está próximo do limite superior dos valores estabelecidos da contribuição no resultado e na correlação parcial, pode ter uma influência positiva considerável no resultado geral.

Para saber mais acesse: http://www.journal-science.org

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.