IFSC confirma lista de 22 atletas para pré-olímpico: Saiba como afeta os brasileiros

A International Federation of Sport Climbing (IFSC) divulgou a lista de atletas atualizada para o evento evento pré-olímpico IFSC em Toulouse, França, no final deste mês. O evento é chamado de Toulouse Combined Qualifier pelo IFSC. Conforme divulgado anteriormente pela Revista Blog de Escalada, uma alteração de regra de última hora feita pelo IFSC causou confusão quando a cota máxima de 2 atletas por país foi retirada.

Na prática significou que 2 homens e 2 mulheres, que inicialmente se classificaram entre os 20 atletas de cada gênero para o evento de seleção, tiveram seus convites foram revogados. O Comitê Olímpico Internacional (COI), aparentemente, aprovou a proposta do IFSC de convidar um número de vagas ampliado de 22 atletas por gênero para Toulouse.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jernej Kruder (@kruderjernej) em

Como a cota máxima de atletas por país, que eram de dois, foi removida do documento de seleção de Toulouse, o Japão pode enviar quatro homens para o evento de seleção, apesar deles, na prática, não poderem se qualificar para a vaga olímpica. Dessa maneira, os atletas beneficiados foram: Anouck Jaubert (França) e Margo Hayes (EUA). Os quatro escaladores (as) que inicialmente tiveram seus convites revogados foram Sandra Lettner (Áustria), Iuliia Kaplina (Rússia), Jernej Kruder (Eslovênia) e Aleksei Rubtsov (Rússia) e aparentemente agora estão confirmados.

Nenhum comunicado de imprensa foi emitido pelo IFSC a respeito do assunto, mas uma versão anterior da lista incluía os quatro atletas adicionais em filas separadas dos 20 primeiros, sob o título ‘Confirmação pendente do COI’. Esses atletas agora são mostrados como incluídos.

Seguindo a linha de comunicação mínima com a imprensa que diversas federações e ligas independentes de escalada possuem, nenhuma informação adicional sobre o processo da Japan Mountaineering and Sport Climbing Association (JMSCA) contra o IFSC foi divulgada.

O Toulouse Combined Qualifier do IFSC, que será realizado de 28 de novembro a 1º de dezembro, classificará mais 6 atletas de cada sexo para a vaga olímpica. Somente dois atletas de cada país podem se classificar para as Olimpíadas.

Mas e o Brasil com isso?

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Alejandra Contreras (@_alejandracontreras) em

Foi informado erroneamente em redes sociais por atletas brasileiros, por meio de entrevistas, que para atletas fazerem parte do ranking deveriam participar de todas as etapas. Em consulta às regras de classificação do IFSC, que todo atleta e comissão técnica têm acesso no início da temporada, está explícito que para se classificar para o Toulouse Combined Qualifier do IFSC, os atletas deveriam constar no ranking de classificação combinado da entidade máxima da escalada de competições.

Nas regras do IFSC, também está explícito e bem claro, que para fazer parte do ranking os atletas necessariamente deveriam participar de um mínimo de três competições em cada disciplina.

Mas por que a inclusão de quatro atletas dos EUA, sendo dois no masculino e dois no feminino, impacta nas expectativas dos atletas sul-americanos de fazer parte das Olimpíadas de Tóquio 2020?

Porque atletas latino-americanos possuíam como matemática a seguinte possibilidade: dois atletas dos EUA e Canadá se classificarem para as Olimpíadas, para que as vagas fossem disputadas somente por latino-americanos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Valentina Aguado (@valeaguado) em

Desta maneira, no pan-americano que servirá de Torneio Olímpico de Qualificação para o continente Americano, com canadenses e norte-americanos classificados, somente atletas latino-americanos teriam chances às duas vagas (uma vaga por gênero).

Dessa maneira, a realidade é a seguinte:

  • Canadá já classificou um atleta no masculino para as Olimpíadas mas nenhuma atleta no feminino. O país também não classificou nenhum outro atleta para o Torneio Olímpico de Qualificação de Tolouse. Desta maneira, os atletas canadenses terão de focar suas atenções no torneio de Los Angeles, que classificará para as Olimpíadas.
  • Os EUA também classificaram uma única atleta no feminino (e nenhum no masculino). Para o Torneio Olímpico de Qualificação de Tolouse, há dois atletas de cada gênero classificados. Portanto, os latino-americanos terão de lugar diretamente contra os atletas canadenses para disputar a vaga olímpica.

Os brasileiros que planejam se classificar para as olimpíadas de Tóquio 2020, terão muita dificuldade no Torneio Olímpico de Qualificação de Los Angeles (que será somente para atletas do continente Americano). Levando em conta os resultados obtidos nas duas últimas temporadas das copas do mundo de escalada e a última edição do campeonato mundial (além dos critérios confusos e pouco claros de seleção de atletas), os brasileiros terão de exibir uma performance nunca antes vista na história do esporte no Brasil.

No confronto direto com os Canadenses, caso nenhum norte-americano se classifique em Tolouse, levam ligeira vantagem os atletas chilenos, equatorianos e argentinos. O Torneio Olímpico de Qualificação do continente Americano, que será realizado em Los Angeles, será no dia 28 de fevereiro a 5 de março de 2020.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.